AS ARTES DE SI: epistemologias alternativas em processos artístico aquilombados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2022.69979

Palavras-chave:

Quilombos. Arte negra. Comunidades tradicionais. Epistemologia. Poéticas.

Resumo

As Artes de si: epistemologias alternativas em processos artístico aquilombados procura investigar processos artísticos tendo comunidades de palenques, quilombos, cumbes e marrons como horizontes de criação, produção, e fruição de obras criativas. Este artigo surge como um esforço para contribuir para a estrutura teórica crítica afro-referenciada para a prática artística para além de um paradigma eurocêntrico.  Obras performativas de artistas negros, referências primárias desta investigação, serão investigadas a partir de uma perspectiva quilombola, procurando abrir articulações entre poéticas, posições, trajectórias, territórios, e teorias que desobedeçam aos parâmetros críticos onto-epistemológicos (Silva, 2019) fortemente inclinados para o universo das representações raciais.  Assim, usamos a expressão Las Artes de si, tal como cunhada por Denetem (2019), para nos referirmos a estas performances, criações, e culturas materiais negras que operam a inadequação ontológica presente nas comunidades quilombolas, palenques, cumbes, e maroons, entendendo-as como referências das culturas afro-americanas.

 

 

Biografia do Autor

Amalia Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFMG.

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Publicado

2023-01-31

Como Citar

Souza, A. (2023). AS ARTES DE SI: epistemologias alternativas em processos artístico aquilombados. Revista De Comunicação Dialógica, (8), 26–42. https://doi.org/10.12957/rcd.2022.69979

Edição

Seção

Artigos