A pluralidade da cobertura jornalística no interior de São Paulo: a experiência do Jornal Dois com a mídia radical em Bauru

Autores

  • Ana Carolina Moraes dos Santos Universidade Estadual Paulista - UNESP https://orcid.org/0000-0001-5110-2443
  • Lorenzo Santiago Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Lucas Eduardo Tozzi Mendes Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2020.51400

Palavras-chave:

jornalismo, mídia radical, diversidade

Resumo

A cobertura jornalística praticada pelos veículos de imprensa hegemônico retratam a realidade sem considerar suas relações complexas e contraditórias. As reportagens não dialogam com a sociedade e, por consequência, constroem uma fábula sobre os acontecimentos. No interior de São Paulo, onde há a escassez de jornais e de produções jornalísticas de qualidade, esse processo de fabulação é acentuado. O Jornal Dois surge, em Bauru, com uma proposta disruptiva para o jornalismo, que considera as pessoas como sujeitos ativos da sociedade, a diversidade de contextos sociais e necessidade de aprofundar o debate público. Este artigo é um relato de experiência sobre a atuação do Jornal Dois como mídia radical em Bauru, contando sobre os processos para escolha de pautas, elaboração das pautas e produção das reportagens.

Biografia do Autor

Ana Carolina Moraes dos Santos, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Jornalista e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMIT) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquiso economia criativa, com foco nos arranjos produtivos de mulheres negras empreendedoras no Núcleo de Estudos e Observações em Economia Criativa (NeoCriativa). Sou co-fundadora e repórter do Jornal Dois - mídia independente de Bauru.

 

Referências

ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. Com colaborações de Laura Caprigliole [et al.]. – 2. ed. – São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2016. 88p.

DOWNING, John. Mídia Radical: rebeldia nas comunicações e nos movimentos sociais. Tradução por Silvana Vieira - São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002. 544p.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.

GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide - para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Tchê, 1987. 230p.

LAGE, Nilson. Teoria e Técnica do Texto Jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 188p.

MARINHO, Maria Helena. Pesquisa Video Viewers: como os brasileiros estão consumindo vídeos em 2018. Disponível em: www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/pesquisa-video-viewers-como-os-brasileiros-estao-consumindo-videos-em-2018/. Acesso em 14 de maio de 2020.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 32, p. 123 – 151. Dezembro, 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU. Plano Diretor Participativo. 2008. Disponível em: http://hotsite.bauru.sp.gov.br/arquivos/website_planodiretor/website_planodiretor_etapas.pdf. Acesso em 13 mai. 2020.

SANTOS, Milton. Por outra globalização: do pensamento único ao pensamento universal. – São Paulo: Editora Recorde, 2000. 85p.

Downloads

Publicado

2020-07-22

Como Citar

Moraes dos Santos, A. C., Santiago, L., & Tozzi Mendes, L. E. (2020). A pluralidade da cobertura jornalística no interior de São Paulo: a experiência do Jornal Dois com a mídia radical em Bauru. Revista De Comunicação Dialógica, (3), 140–149. https://doi.org/10.12957/rcd.2020.51400

Edição

Seção

Relatos de Experiência