Nietzsche e o ensino-aprendizado de filosofia: a necessidade do encontro para a comunicação dialógica

Autores

  • Rita de Cassia Santos Couto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Cristie Campello

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2020.50984

Palavras-chave:

Filosofia, Nietzsche, Encontro, Educação, Comunicação

Resumo

A decisão do governo do Rio de Janeiro de impor a modalidade a distância nas escolas públicas de ensino médio em plena pandemia gera preocupação. Como professora de filosofia da rede pública do estado, identifico, pelo menos, dois problemas principais no ensino-aprendizado de filosofia a distância: primeiro, não é possível aprender e ensinar filosofia de forma efetiva exclusivamente por meio de ferramentas digitais; e segundo, essa modalidade de ensino não alcança todos os envolvidos. Para demonstrar esse entendimento, analiso os escritos de Nietzsche sobre a crítica da dualidade corpo e mente. A partir disso, reflito sobre a importância do encontro no ensino-aprendizado de filosofia, propondo um espaço de comunicação dialógica em que é possível reconhecer a diferença, estimular a criação e promover a autossuperação.

Referências

BARRENECHEA, Miguel Angel. Nietzsche e a liberdade. Rio de Janeiro: 7 letras, 2014.

DIAS, Rosa. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

JUNIOR, Oswaldo Giacoia. Nietzsche como psicólogo. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2006.

MARTON, Scarlett. Nietzsche, seus leitores e suas leituras. São Paulo: Barcarolla, 2010.

NIETZSCHE, Friedrich. Sur l´avenir de nosétablissementsd´ensignement. In: Oeuvres philosophiquescomplètes. Tradução do alemão por Jean-Louis Backes, Michel Haar e Mrc. B. de Launay. Paris: Gallimard, 1973. Edição brasileira: Escritos sobre educação. Introdução, tradução e notas Noéli Correia de Melo Sobrinho. São Paulo: Loyola, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. O livro do filósofo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2004.

___________________. Consideraciones intempestivas,1. David Strauss, el confessor el escritor. Madri: Alianza, 2009.

___________________. Segunda Consideração intempestiva, da utilidade e da desvantagem da história para a vida. Rio de Janeiro: Relumedumará, 2003.

___________________. Ecce homo: de como a gente se torna o que a gente é. Tradução Marcelo Backes. Porto Alegre: L&PM, 2009.

____________________.O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

____________________. Aurora. Tradução de Mário D. Ferreira Santos. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008.

____________________. A gaia ciência. Tradução, notas e posfácio de Paulo Cézar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

____________________. Wagner em Bayreuth: quarta consideração extemporânea. Introdução, tradução e notas Anna Hartmann Cavalcanti. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2009.

____________________. Além do bem e do mal. Tradução e posfácio de Mário Ferreira dos Santos. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.

____________________. Humano demasiado humano. Tradução e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia de bolso, 2008.

Downloads

Publicado

2020-07-22

Como Citar

Couto, R. de C. S., & Campello, C. (2020). Nietzsche e o ensino-aprendizado de filosofia: a necessidade do encontro para a comunicação dialógica. Revista De Comunicação Dialógica, (3), 51–64. https://doi.org/10.12957/rcd.2020.50984

Edição

Seção

Artigos