Entrevista com Bárbara Dias e Wagner Maia, fundadores do coletivo Fotoguerrilha

Autores

  • Jaqueline Suarez Bastos

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2019.49942

Palavras-chave:

comunicação dialógica, mídia independente

Resumo

O debate acerca de uma mídia independente ganhou novos contornos a partir das manifestações de junho de 2013 no Brasil, sendo o estopim para o surgimento e visibilidade de vários coletivos no campo da comunicação alternativa (às mídias corporativas). Conversamos com Bárbara Dias e Wagner Maia, dois dos integrantes fundadores do coletivo de mídia independente Fotoguerrilha. Professores da rede estadual de ensino, eles falam sobre o uso da fotografia (comunicação) independente na luta por direitos, especialmente, nas manifestações populares. As entrevistas, realizadas entre outubro e novembro de 2017, fazem parte de um projeto de pesquisa mais amplo, que resultou na produção do livro-reportagem Mídia e Rua: a cobertura independente das manifestações de rua no Rio de Janeiro (ainda não publicado). Violência policial, fontes alternativas de financiamento e contrainformação são alguns dos temas abordados na entrevista a seguir.

Biografia do Autor

Jaqueline Suarez Bastos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa pela Capes. Atualmente faz parte do Emerge - Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência. Pesquisa mídia independente dentro do campo da Economia Política da Comunicação, tencionando as fronteiras entre autonomia e sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Suarez Bastos, J. (2020). Entrevista com Bárbara Dias e Wagner Maia, fundadores do coletivo Fotoguerrilha. Revista De Comunicação Dialógica, (2), 93–101. https://doi.org/10.12957/rcd.2019.49942

Edição

Seção

Diálogos