Herdeiros de um modo de vida: midiativismo contra a ameaça de mineração no rio Camaquã

Autores

  • Claudia Herte de Moraes
  • Eliege Maria Fante

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2019.49939

Palavras-chave:

Midiativismo, Cartografia, Redes sociais, Rio Camaquã, Jornalismo

Resumo

Este artigo faz um mapeamento das publicações, na rede social Facebook, de moradores midiativistas ambientais sobre o projeto de mineração no Rio Camaquã (RS). O objetivo é refletir sobre as postagens de resistência do midiativismo ambiental na sua interconexão com a luta pelo direito ao ambiente saudável. Na revisão teórica, a partir de um histórico do lugar, verifica-se que as populações atingidas por projetos do desenvolvimentismo buscam formas de resistência ao longo dos anos, com isso fortalecendo ações coletivas. Na análise, apresenta a resistência das comunidades como única forma de sobreviverem diante das agressões da mineração. Entra em cena o midiativismo ambiental, a partir da sua potencialização com a rede social Facebook. Nas considerações finais, indica que a comunicação para a cidadania é certamente objeto da comunicação pela cidadania, na medida em que a análise de um jornal de referência e da agência de notícias do governo do Estado, nos últimos cinco anos, evidencia a limitada atenção ao conflito e é condicionada à justificativa econômica do empreendimento.

Biografia do Autor

Claudia Herte de Moraes

Jornalista, doutora em Comunicação e Informação, Professora no Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, campus Frederico Westphalen.

Eliege Maria Fante

Doutoranda em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq/UFRGS). É filiada ao Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS).

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Herte de Moraes, C., & Maria Fante, E. (2020). Herdeiros de um modo de vida: midiativismo contra a ameaça de mineração no rio Camaquã. Revista De Comunicação Dialógica, (2), 39–61. https://doi.org/10.12957/rcd.2019.49939

Edição

Seção

Artigos