Representação política das mulheres em 2019 e os desafios da equidade de gênero

Autores

  • Adriana Correa Porto
  • Raquel Correa Sajonc
  • Marcello Riella Benites

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2019.49930

Palavras-chave:

Mulheres, Feminismo, Política, Gênero, Brasil.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre direitos humanos a partir dos dados sobre mulheres empossadas em cargos eletivos na política em 2019. Após um mapeamento do cenário constituído pelas eleições de 2018, propomos a criação de um Índice de Participação Feminina (IPF) capaz de aferir, em números, o tamanho da desigualdade entre os gêneros em cargos de efetivo exercício de poder. O objetivo é fazer um diagnóstico da equidade de gênero e da representatividade política na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, na Presidência da República, no Governo do Estado e na Assembleia Legislativa, nas 27 unidades federativas do Brasil. As informações sobre o quantitativo de mulheres no Legislativo e no Executivo foram comparadas entre si, criando um ranking que pode nos dar algumas pistas sobre as diferenças observadas. Esperamos que o entendimento de como essas forças operam contribua para desmantelá-las, a fim de que homens e mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades, tal como preconiza a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Biografia do Autor

Adriana Correa Porto

Mestre em Tecnologias da Comunicação e Cultura pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Desde 2012, atua como professora do curso de Comunicação Social da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora - FSMA, na cidade de Macaé - RJ. Seus principais temas de pesquisas são tecnologias da comunicação, novas mídias, cultura de fã, estudos de gênero, feminismo, política e relações de poder.

Raquel Correa Sajonc

Mestre em Administração/ Sustentabilidade pelo Centro Universitário FEI. Trabalha como analista de Responsabilidade Social na Federação das Indústrias dos Estado de São Paulo (Fiesp)

Marcello Riella Benites

Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e jornalista concursado da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Macaé (CMM-RJ).

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Correa Porto, A., Correa Sajonc, R., & Riella Benites, M. (2020). Representação política das mulheres em 2019 e os desafios da equidade de gênero. Revista De Comunicação Dialógica, (2), 4–19. https://doi.org/10.12957/rcd.2019.49930

Edição

Seção

Artigos