O que dizem as cartas? Direito à Comunicação e Direito à Alimentação nos escritos políticos dos movimentos sociais da Agroecologia e da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Autores

  • Juliana Dias Rovari Cordeiro
  • Juliana Pereira Casemiro
  • Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2019.49927

Palavras-chave:

Direito à Comunicação, Direito à Alimentação, Agroecologia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

Resumo

A construção e fortalecimento de espaços de diálogo dos movimentos sociais da Agroecologia e da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) contribuíram para a implantação de políticas públicas intersetoriais e o apoderamento da população relacionado ao Direito à Alimentação e à Soberania alimentar. O processo contínuo e sistemático de registro de sínteses e encaminhamentos destes movimentos tem sido realizado através de cartas políticas de seus Encontros. Este artigo tem como objetivo identificar nessas cartas o lugar atribuído à comunicação. Foram analisadas seis cartas publicadas entre os anos de 2006 e 2018. Ao longo dos anos, identifica-se a valorização da comunicação popular como estratégia relevante dos movimentos, aparecendo de forma recorrente nos documentos finais dos encontros e conectando de forma sinérgica o Direito à Comunicação e o Direito à
Alimentação.

Biografia do Autor

Juliana Dias Rovari Cordeiro

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (Instituto Nutes/UFRJ), bacharel em Comunicação Social (Facha), mestra em Educação em Ciências e Saúde (Instituto Nutes/UFRJ, 2013), doutora em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Desde 2014, coordena os cursos de extensão e pós-graduação em Jornalismo Gastronômico na Facha. Tem experiências na área de Ciências Sociais e Alimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, comunicação, educação em saúde, sustentabilidade, soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e complexidade.

Juliana Pereira Casemiro

Professora Adjunta no Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (INU/UERJ) e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro  (PPGSAN/UNIRIO). Doutora em Educação em Ciência e Saúde pelo NUTES/UFRJ (2013). Integra o Núcleo Executivo do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutor pela Universidade de Barcelona (2009). É professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diretor do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde.

Downloads

Publicado

2020-04-06

Como Citar

Dias Rovari Cordeiro, J., Pereira Casemiro, J., & Brasil Carvalho da Fonseca, A. (2020). O que dizem as cartas? Direito à Comunicação e Direito à Alimentação nos escritos políticos dos movimentos sociais da Agroecologia e da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Revista De Comunicação Dialógica, (2), 20–38. https://doi.org/10.12957/rcd.2019.49927

Edição

Seção

Artigos