SOBRE AS FORMAS DE DESIGNAR O UNIVERSO DA COMUNICAÇÃO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA

Autores

  • Marcelo Ernandez Macedo

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2019.42256

Palavras-chave:

comunicação dialógica, comunicação alternativa, comunicação popular, comunicação comunitária, midiativismo.

Resumo

Resumo

Desde o seu surgimento como campo específico da comunicação, o universo da comunicação voltada para a promoção da democracia, da cidadania e do desenvolvimento social vem sendo nomeado de diversas formas, dentre as quais: alternativo, popular, contra-hegemônico, comunitário, livre, independente, midiativista. A partir da premissa que essa multiplicidade de formas de designá-lo provoca dúvidas, confusões e conflitos no campo, o artigo promove o debate teórico em torno das mesmas e oferece uma nova proposta de classificação. Essa proposta parte da ideia de que esse processo refere-se sempre a um mesmo fenômeno, que varia conforme as suas condições de produção, quais sejam: os contextos político e econômico; o escopo geográfico dos conteúdos relacionados; e as tecnologias utilizadas. O texto traz a tona também o conceito de dialogia como inspiração teórico-metodológica para nomear o campo como um todo, apresentando seus fundamentos e mostrando que estes são próprios a este universo.

 

Abstract

Since its emergence as a specific field of communication, the universe of communication focused on the promotion of democracy, citizenship and social development has been named in several ways, among them: alternative, popular, counter-hegemonic, communitarian, free, independent, media activist. From the premise that this multiplicity of ways of designating it generates doubts, confusions and conflicts in the field, this article promotes the theoretical debate around them and offers a new classification proposal. This proposal starts from the idea that this process always refers to the same phenomenon, which varies according to its production conditions, namely: the political and economic contexts; the geographic scope of related contents; and the technologies used. The text also brings out the concept of dialogue as a theoretical-methodological inspiration to name the field as a whole, presenting its foundations and showing that they are proper to this universe.

Biografia do Autor

Marcelo Ernandez Macedo

Faculdade de Comunicação Social, Departamento de Relações Públicas

Áreas de interesse : sociologia da cultura, políticas culturais, antropologia visual, antropologia rural

 

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

Macedo, M. E. (2019). SOBRE AS FORMAS DE DESIGNAR O UNIVERSO DA COMUNICAÇÃO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA. Revista De Comunicação Dialógica, (1), 168–184. https://doi.org/10.12957/rcd.2019.42256

Edição

Seção

Artigos