A CULTURA COMO 'TÁTICA' NAS BATALHAS DE SENTIDO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE COLETIVOS CULTURAIS NA CIDADE DE NITERÓI (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rcd.2019.40220

Palavras-chave:

Cidadania, Comunicação Popular, Contra-hegemonia, Educação, Movimentos sociais

Resumo

A comunicação é lugar permanente de disputas e negociações, uma arena em que múltiplos polos de enunciação travam uma luta pelo direito de produzir sentidos no espaço público. O ambiente comunicacional caracterizado pelo impacto da desintermediação reforça a possibilidade de o cidadão produzir outras narrativas, confrontar  visões de mundo e estabelecer novos consensos. Nesse sentido, propomos examinar a experiência dos projetos culturais Rap School e Conexão Favela & Arte, situados em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e como estes coletivos estão se apropriando das novas tecnologias de comunicação e informação para pôr em relevo outros atributos sobre o território. Recorrendo a estudos na área da comunicação popular e movimentos sociais, a metodologia também se apóia em entrevistas semi-estruturadas com os realizadores. Como hipótese, sustentamos que os projetos favorecem articulações comunitárias e fortalecem identidades em seus espaços locais.

Biografia do Autor

Marcio de Souza Castilho, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Victor Gabry, Universidade Federal Fluminense

Graduando do curso de Jornalismo e bolsista de iniciação científica (2017/2018) da Universidade Federal Fluminense

Referências

BARBOSA, Frederico. "Os jovens brasileiros e as suas práticas culturais: entre universalismo e singularidades". In SILVA, Enid Rocha Andrade da; BOTELHO, Rosana Ulhôa (orgs). Dimensões da experiência juvenil brasileira e novos desafios às políticas públicas. Brasília: Ipea, 2016.

BARRETO, Gustavo. "Mini-manual do guerrilheiro digital" In GIANNOTTI, Vito. Comunicação dos trabalhadores e hegemonia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

COUTINHO, Eduardo Granja (Org.) Comunicação e Contra-Hegemonia.. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

COUTINHO, Eduardo Granja. A comunicação do oprimido e outros ensaios. Rio de Janeiro: Mórula, 2014.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v.2, 1999.

ENNE, Ana Lucia. "Práticas midiáticas e disputas por hegemonia: reflexões a partir de estudos de caso na Baixada Fluminense". In COUTINHO, Eduardo Granja (Org). Comunicação e Contra-Hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

GIANNOTTI, Claudia Santiago. Experiências em comunicação popular no Rio de Janeiro ontem e hoje. Uma história de resistência nas favelas cariocas. Rio de Janeiro: Núcleo Piratininga de Comunicação / Fundação Rosa Luxemburgo, 2016.

GOHN, Maria da Glória. "Movimentos Socais na Contemporaneidade". In: Revista Brasileira de Educação. V. 16, n.47, maio-ago. 2011.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. São Paulo: Didática, 1990/1991.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001.

MORAES, Denis de. "Imaginário social, hegemonia cultural e comunicação". In A batalha da mídia: governos progressistas e políticas de comunicação na América Latina e outros ensaios. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2009, pp. 29-56.

MORAES, Dênis de; RAMONET, Ignácio; SERRANO, Pascual. Mídia, Poder e Contrapoder: da concentração da monopólica à democratização da informação. São Paulo: Boitempo, 2013.

PAIVA, Raquel. "Perspectiva comunicacional". In O espírito comum: comunidade, mídia e globalismo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003, pp. 135-168.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. “Revisitando os Conceitos de Comunicação Popular, Alternativa e Comunitária”. Artigo Intercom, 2006.

________________ “Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço”. Revista Galáxia, São Paulo, n. 17, p. 131-146, jun. 2009.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

Castilho, M. de S., & Gabry, V. (2019). A CULTURA COMO ’TÁTICA’ NAS BATALHAS DE SENTIDO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE COLETIVOS CULTURAIS NA CIDADE DE NITERÓI (RJ). Revista De Comunicação Dialógica, (1), 6–19. https://doi.org/10.12957/rcd.2019.40220

Edição

Seção

Artigos