EVOLUÇÃO DAS MÍDIAS POPULARES NO BRASIL (1980-2015): AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/rcd.2019.38999Palavras-chave:
mídias populares, tecnologias digitais, história, BrasilResumo
Esta comunicação discute as condições atuais para o desenvolvimento de mídias populares no Brasil, a partir dos resultados de uma pesquisa doutoral realizada entre 2013 e 2016, junto a 29 experiências em seis regiões do país. O artigo explora as evoluções nesse campo em relação às condições estruturais, com especial atenção ao acesso e ao uso de tecnologias digitais, em comparação com a situação descrita por Cicilia Peruzzo para os anos 1980-90. O acesso a recursos financeiros continua sendo um dos principais desafios. Embora as estratégias de comunicação tenham maior relevância nas ações de mudança social e a ruptura digital represente oportunidades para desenvolver modelos alternativos de financiamento, as fontes financeiras ainda são frágeis e instáveis. O acesso a equipamentos e o perfil das equipes apresentam, por sua vez, notáveis transformações. A evolução tecnológica em geral e os requisitos de regularização, no caso particular dos audiovisuais, renovaram as práticas.Referências
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