Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Comunicação Dialógica tem como principal objetivo contribuir para a construção de conhecimentos acerca da produção de significados voltados para formas democráticas e sustentáveis de vida. Assim, nos interessam em primeiro plano textos no campo da comunicação independente, comunitária, popular, alternativa e, em termos mais recentes, no midiativismo. Daremos também atenção especial à reflexão em torno de metodologias participativas de pesquisa em ciências humanas e sociais. Vale ressaltar o caráter interdisciplinar de nossa proposta, que coloca a comunicação em diálogo com todas as áreas das chamadas ciências sociais e humanas, com ênfase para as áreas de educação, cultura e meio ambiente. Nesse sentido, temos especial interesse por análises de formas dialógicas de educação, expressão artística e cultural e de práticas voltadas para a promoção da sustentabilidade em todas as suas dimensões.

 A Revista receberá produções dentro das seguintes modalidades:

1. Artigos – trabalhos científicos que relatem processos ou resultados de pesquisas adequados à linha editorial da Revista;

2. Resenhas de livros ou filmes sobre o universo da comunicação dialógica;

3. Entrevistas – entrevistas com comunicadores populares sobre seus trabalhos como tais;

4. Relatos de experiências dialógica – descrições de experiências vivenciadas no campo de pesquisa ou enquanto militante.

Portanto, Revista de Comunicação Dialógica terá como público-alvo estudantes e   pesquisadores da temática da comunicação dialógica, vista sob a perspectiva mas ampla possível. Além disso, poderá, também, constituir-se uma referência para comunicadores populares e militantes da democratização da comunicação, já que está prevista uma seção para relato de suas experiências. 

Os números do periódico serão de tema livre, dentro da proposta geral da revista. Eventualmente, poderão ser propostos dossiês temáticos.

O envio dos artigos para submissão será em fluxo contínuo.

As contribuições devem ser originais e inéditas, não estando em processos de avaliação para publicação por outra revista.

A identificação de autoria do trabalho deverá ser removida pelo autor do arquivo e da opção propriedades no Word.

RCD não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira.

A cobertura temática encontra-se classificada no CNPq como 6.09.02.04-3 Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

 

Em caso de dúvidas, enviar mensagem para rcduerj@gmail.com.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação é no modo por pares cega. A identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo e da opção propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, quando submetido para avaliação por pares. O Editor submeterá o artigo à avaliação de (pelo menos) dois membros pareceristas, quanto à sua relevância científica, objetivos, clareza, organização, método, bibliografia, originalidade e qualidade gráfica das ilustrações. Os artigos nunca serão avaliados por pareceristas da mesma instituição do autor.

Em caso de discordância entre os dois pareceres, caberá ao editor a decisão sobre a publicação do texto.

De acordo com a avaliação dos pareceristas o artigo poderá receber os seguintes pareceres: a) artigo aceito para publicação, b) artigo aceito para publicação com correção(ões) ou c) artigo recusado. Se o artigo receber o parecer de "b) artigo aceito para publicação com correção(ões);", o autor terá o prazo de trinta (30) dias corridos, a partir da data de recebimento do parecer. Após o envio das correções, estas podem ser submetidas a uma nova rodada de avaliação.

O processo de avaliação dura de dois a quatro meses.

Periodicidade

A RCD terá periodiciade semestral.

Cada edição será identificada por número, ano e título.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Verificação de Plágio

É utilizado pela Revista de Comunicação Dialógica o serviço de verificação de plágio NoPlag, assistente de detecção online, para todos os artigos submetidos para avaliação e posterior publicação.

Indexadores

    

 

 

Histórico do periódico

A Revista de Comunicação Dialógica surgiu no âmbito no Laboratório de Comunicação Dialógica da Faculdade de Comunicação Social da UERJ (LCD), que tinha como objetivos produzir conhecimentos sobre o universo da comunicação independente e apoiar grupos de comunicação e cultura que se caracterizavam pela horizontalidade das decisões. Desde o início das suas atividades, em 2012, o LCD atingiu esses objetivos por meio de projetos que articularam ensino, pesquisa e extensão. Como produtos deste trabalho, podemos destacar artigos científicos, cursos, seminários, exposições, eventos e, sobretudo, material audiovisual, nos seus mais distintos formatos (filmes de curta, média e longa metragem, séries para TV, programas para TV e para internet).

Em 2019, o LCD lançou a Revista de Comunicação Dialógica com o objetivo de promover a integração entre os saberes das áreas de comunicação, educação e cultura em torno da produção de significados voltada para a promoção da democracia. O projeto vem desenvolvendo-se com sucesso apesar das inúmeras dificuldades de diversas naturezas. Em 2021, o Departamento de Relações Públicas da FCS/UERJ extinguiu o LCD alegando falta de professor interessado na sua coordenação. A Revista de Comunicação Dialógica é o projeto que restou do Laboratório e segue o seu caminho de contribuir para a promoção do conhecimento em torno do universo da comunicação dialógica, vista sob o ponto de vista o mais amplo possível.