Democracia em tempos de vigilância ubíqua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.62818

Palavras-chave:

 contrato social, superávit comportamental, ideologia, governamentalidade

Resumo

Pretendemos analisar o impacto na democracia das ideias de Shoshana Zuboff em Na era do capitalismo de vigilância. As corporações digitais têm interesses pragmáticos e financeiros com a coleta de informações doadas de boa vontade pelos usuários de meios de comunicação digital e redes sociais. As instituições públicas e governamentais pretendem utilizar os dados para procurar potenciais criminosos e terroristas, contudo precisam obedecer a legislação de seus países. Já as corporações são empresas globalizadas e imperialistas que costumam considerar e, eventualmente, estabelecer novos critérios legislativos nos locais em que operam, sobretudo porque os serviços que oferecem são novos, são provenientes de inovações tecnológicas recentes. A soberania e a própria ideia moderna de povo perderam substância política perante o superpoder das corporações. Cada cidadão representa agora um dispositivo de controle no capitalismo de vigilância ao mesmo tempo em que comemora os benefícios da tecnologia. Big data e inteligência artificial reduzem dramaticamente as liberdades democráticas num espaço em que a promessa de liberdade havia fomentado esperanças futuristas e libertárias. Com isso, há um novo panorama conceitual para repensar as condições da democracia.

 

Biografia do Autor

Ricardo Monteagudo, UNESP

Professor assistente Doutor II no Departamento de Filosofia da FFCM-Unesp, campus de Marília. Doutor em Filosofia (Ética e Filosofia Política) pela FFLCH-USP. Realizou estágio Pós-Doutoral na Université de Paris-1 Sorbonne. 

Downloads

Publicado

2021-12-11

Como Citar

Monteagudo, R. (2021).  Democracia em tempos de vigilância ubíqua. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(04), 1727–1743. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.62818