A razão sublime na política e a soberania envergonhada da Constituição de 1988

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2021.62792

Palavras-chave:

 razão sublime, pacto social, soberania, governo, constituição

Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar uma análise da realidade política brasileira, tomando como referência a Constituição de 1988, à luz dos princípios do direito político de Jean-Jacques Rousseau. Iniciamos pelo conceito de razão sublime e avançamos para outros conceitos-chave de sua teoria política tais como pacto social, vontade geral, legislador, soberania, estado e governo. Os princípios do direito serão tomados como uma grande escala, um instrumento de medida que nos permitirá fazer a leitura da política brasileira, passando-se do dever ser para a realidade política tal como ela é. Para se chegar à conclusão de que a atividade política não pode ser definida como o embate feroz entre os grupos antagônicos, como se fosse uma guerra mortal, mas sim como um conjunto de atividades que têm como propósito maior a construção do bem comum, num terreno em que os interesses particulares se expressam entre adversários e não entre inimigos.

 

Biografia do Autor

Milton Meira do Nascimento, Universidade de São Paulo - USP

Com mestrado, doutorado, livre-docência e titulação pela mesma instituição e DEA pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Durante 6 anos exerceu o cargo de chefia do departamento de filosofia da FFLCH-USP. Foi o criador da Discurso Editorial e um dos fundadores da Associação Editorial Humanitas, além de criador e editor do Jornal de Resenhas, atividade que exerce até os dias atuais. Possui vários artigos em revistas especializadas e é autor, dentre outros livros, de “Opinião pública e revolução”.

 

Downloads

Publicado

2021-12-11

Como Citar

do Nascimento, M. M. (2021). A razão sublime na política e a soberania envergonhada da Constituição de 1988. REVISTA QUAESTIO IURIS, 14(04), 1589–1604. https://doi.org/10.12957/rqi.2021.62792