Entre Kant e Negri: um caminho do cosmopolitismo ao "comumpolitismo"

Autores

  • Fernando Hoffmam Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2020.43358

Resumo

O presente trabalho propõe analisar o caminho a ser percorrido a partir do cosmopolitismo kantiano, até se chegar ao que se denomina “comumpolitismo” como um novo lugar para os direitos humanos na atualidade. Nesse passo, busca-se desvelar as raízes modernas, limitadas e excludentes dos projetos cosmopolitas de Immanuel Kant e Otfried Höffe, determinando sua ligação com o estatalismo, e sua apreensão pelo “Império”, bem como propondo um projeto cosmopolita alternativo. Desse modo, a partir da construção teórica de Antonio Negri, partindo-se da ideia de “comum” como um novo sujeito político a partir da “multidão”, propõe-se a construção do “comumpolitismo” ou “cosmopolitismo do comum” como um projeto cosmopolita alternativo, inclusivo, coletivo e plural, conformado na prática cotidiana da “multidão”, instituindo-se como um novo lugar para os direitos humanos e para os movimentos da “multidão do comum” enquanto práticas revolucionárias, antagonistas e de resistência. Nesse sentido, objetiva-se apresentar o “comumpolitismo” como um projeto possível e como ambiente para os direitos humanos hoje, alternativamente aos projetos cosmopolitas estatalistas ou “imperiais”. Para tanto, elege-se como método de abordagem o método analético (ana-lético), como um método que parte do outro totalmente livre, do outro, estando além do sistema da totalidade compreendido dialeticamente no movimento (moderno/pós-moderno).              

Biografia do Autor

Fernando Hoffmam, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS)

Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Bolsista PROEX/CAPES; Membro do Grupo de Pesquisa Estado e Constituição e da Rede Interinstitucional de Pesquisa Estado e Constituição, vinculados à FDV/ES, à ESDHC/MG e ao CNPQ; Professor Adjunto I do Curso de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Especialista em Direito: Temas Emergentes em Novas Tecnologias da Informação e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA).

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Hoffmam, F. (2020). Entre Kant e Negri: um caminho do cosmopolitismo ao "comumpolitismo". REVISTA QUAESTIO IURIS, 12(04), 608–645. https://doi.org/10.12957/rqi.2020.43358