A funcionalidade da democracia nos "países em desenvolvimento": uma análise da fórmula democrática no Brasil, Venezuela e Bolívia / The functionality of democracy in developing countries: a analysis of the democratic formula in Brazil, Venezuela and Bolivia
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar a funcionalidade da democracia nos “países em desenvolvimento”, com o intuito de verificar se o fator econômico é um elemento essencial a ser considerado para constatação do sucesso de regimes democráticos. Analisa inicialmente qual é o conceito e aspectos relacionados à fórmula democrática, para então, com base nas lições de Seymour Martin Lipset e Adam Przeworski, verificar a influência do fator econômico como elemento necessário para o sucesso na manutenção da democracia. Na sequência, mediante uma investigação empírica, analisa a experiência dos recentes regimes democráticos latino-americanos, fazendo um recorte metodológico sobre o Brasil, Venezuela e Bolívia. Defendendo que a Democracia “custa caro”, haja vista os aspectos inerentes à manutenção da sua fórmula de funcionalidade, conclui que há uma relação inexorável entre o desenvolvimento econômico / grau de modernização dos países e o sucesso na manutenção da democracia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40388
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original: (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Indexada em | Indexed by:
Ver outras indexações da Revista
Periódico associado | Associated journal: