A participação dos vendedores ambulantes de carne verde na deposição do governo Accioly (Fortaleza no início do século XX)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40051

Palavras-chave:

Vendedor Ambulante, Movimento Político, Trabalho Informal, Deposição de governo.

Resumo

Busca-se com este artigo entender de que maneira os trabalhadores informais pobres, principalmente vendedores de carne verde (fresca), contribuíram no movimento político que resultou na queda do governo Accioly, nas primeiras metades do século XX, na capital cearense. Com a perseguição contra a realização do trabalho informal, o número de revoltosos aumentava na cidade, até que, finalmente, dentro de uma composição coletiva, a multidão veio às ruas e exigiram a mudança de governo. O artigo possui uma abordagem teórica com base em revisão de literatura, especialmente a partir dos estudos de Rodolpho Theophilo e Raimundo Girão.

Biografia do Autor

Mariana Dionísio de Andrade, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutora em Ciência Política (Políticas Públicas) pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Direito Processual Civil pela UNIFOR. Professora do Curso de Pós-Graduação lato sensuem Direito Processual Civil e da disciplina Direito Processual Civil no Curso de Graduação em Direito na Universidade de Fortaleza. Formação em Leadership and Conflict Managementpela Stanford University. Formação em Métodos Quantitativos pela UERJ. Pesquisadora do Grupo Epistemologia e Método na Ciência Política Comparada (Cnpq/UFPE). Pesquisadora Líder do Projeto Processo Civil e Proteção da Pessoa nas Relações Privadas (Cnpq/UNIFOR). Pesquisadora do Laboratório de Ciências Criminais – LACRIM (Cnpq/UNIFOR). Advogada.

Martônio Mont’Alverne Barreto Lima, Universidade de Fortaleza

Pós-Doutor em Direito pela mesma Universidade de Frankfurt am Main. Doutor em Direito (Rechtswissenschaft) - pela Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main, Mestre em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará. Professor Titular do Programa de Doutorado em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza e Procurador do Município de Fortaleza. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito/Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza (1999-2006); Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Ceará (2004-2005), Procurador-Geral do Município de Fortaleza (2006-2012) e Coordenador da Área de Direito na CAPES (2011-2014).

Daniel Camurça Correia, Universidade de Fortaleza

Doutor em História Social (PUC/SP). Professor das disciplinas de Ciência Política e Filosofia do Direito (CCJ/UNIFOR). Líder do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Direito (UNIFOR). Avaliador Nacional e Internacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI).

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

de Andrade, M. D., Lima, M. M. B., & Correia, D. C. (2020). A participação dos vendedores ambulantes de carne verde na deposição do governo Accioly (Fortaleza no início do século XX). REVISTA QUAESTIO IURIS, 13(01), 69–82. https://doi.org/10.12957/rqi.2020.40051