A contribuição do movimento hip-hop no processo de valorização da cultura produzida na periferia

Autores

  • Lucas Kaiser Costa Faculdade de Direito de Vitória - FDV, Espírito Santo
  • Gilsilene Passon Picoretti Francischetto Faculdade de Direito de Vitória - FDV, Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2020.39956

Palavras-chave:

hip-hop, movimento social, cultura negra, invisibilidade, direito

Resumo

A versão da história tida como oficial é contada pela perspectiva do vencedor. Acaba-se por ter uma visão histórica acrítica e justificadora de várias barbáries cometidas ao longo da humanidade, notadamente contra a população negra. Essa visão, além de parcial, não raras vezes tratou – e trata – de invisibilizar as suas experiências, caracterizando-as como não-existentes ou não-credíveis. Dentro desse panorama histórico que constrói a sociedade e incute subjetividades, os indivíduos são forjados a partir de preceitos sociais racistas, sexistas, homofóbicos, etc. Nessa perspectiva é que essas populações invisíveis buscam emergir, notadamente na sua autovalorização como forma de contracultura e contrapoder, na utilização contra-hegemônica do seu próprio saber. Assim, através de uma análise teórica, o presente artigo pretende investigar a contribuição do movimento hip-hop no processo de valorização da cultura produzida na periferia, verificando como se dá a construção da identidade hip-hop e os processos de invisibilização e as possibilidades que se abrem na vida do jovem negro da periferia, perpassando pela história do movimento até a sua chegada ao Espírito Santo e sua interrelação com o Direito. Propõe-se, contribuir com o debate, investigando o potencial do hip-hop, para se concluir o movimento como verdadeiro campo de possibilidades para um amanhã diferente.

Biografia do Autor

Lucas Kaiser Costa, Faculdade de Direito de Vitória - FDV, Espírito Santo

Doutorando em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Mestre em Direito pela mesma instituição. Pesquisador do grupo de pesquisas “Invisibilidade Social e Energias Emancipatórias em Direito Humanos”, inscrito no CNPq. Professor na Faculdade Multivix.

Gilsilene Passon Picoretti Francischetto, Faculdade de Direito de Vitória - FDV, Espírito Santo

Pós-Doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF). Pesquisadora-líder do grupo de pesquisas “Invisibilidade Social e Energias Emancipatórias em Direito Humanos”, inscrito no CNPq. Professora do PPGD na Faculdade de Direito de Vitória.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Costa, L. K., & Francischetto, G. P. P. (2020). A contribuição do movimento hip-hop no processo de valorização da cultura produzida na periferia. REVISTA QUAESTIO IURIS, 12(04), 462–489. https://doi.org/10.12957/rqi.2020.39956