Novos atravessamentos jusfilosóficos para uma revisão da tributação contemporânea: diálogos com a teoria discursiva do direito para a formação de decisões tributárias democráticas
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2020.39820Keywords:
Direito positivo. Forma jurídica. Hermenêutica. Paradigma. Tributação.Abstract
A presente pesquisa busca discutir o papel da tributação contemporânea a partir de uma perspectiva jusfilosófica. Investiga-se, nesse sentido, como é possível compreender os sentidos dos tributos como decisões tomadas a partir do Direito Positivo, as quais precisam ser democráticas, mas tomadas dentro de um recorte espaço-temporal limitado. Para isso, o trabalho faz uso da perspectiva jurídica de Habermas, reconstruindo-se o sistema de direitos de forma discursiva, de modo a entender como as decisões em matéria tributária precisam vincular a arbitrariedade da legislação com a dimensão da fundamentação. Como resultado, evidenciou-se que os tributos, embora assumam uma forma jurídica para se valer das prerrogativas de Estado, não prescindem de um viés hermenêutico, o qual obriga os intérpretes a buscar os sentidos fundantes que amparam as normas tributárias. Como conclusão, percebeu-se que o papel da tributação contemporânea é construído a partir de um processo intersubjetivo, o qual está condicionado ao paradigma em que está inserido, notadamente, do constitucionalismo contemporâneo, o que induz à formação de tributos voltados para princípios de justiça social, tendo como cerne a dignidade da pessoa humana.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos autorais patrimoniais dos artigos publicados pertencem à Revista Quaestio Iuris. A reprodução total dos artigos desta revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, é permitida a todos, para que distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho aqui publicado, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original ao autor e o crédito à Revista Quaestio Iuris pela primeira publicação do trabalho. A Revista Quaestio Iuris obedece aos termos da licença Creative Commons de Atribuição 4.0 Internacional CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), em consonância com a legislação autoral brasileira, Lei 9.610/1998.
The patrimonial copyrights of the published articles belong to the Quaestio Iuris Law Review. The total reproduction of the articles of this review in other publications, or for any other use, is allowed to all, to distribute, remix, adapt and create from the work published here, even for commercial purposes, as long as they give due credit for the original creation to the author and credit to Quaestio Iuris Lae Review for the first publication of the work. The Quaestio Iuris Law Review complies with the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International CC-BY license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0), in accordance with brazilian copyright law, Law 9.610/1998.