A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minorias

Autores

  • Rogério Pacheco Alves Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2020.39587

Palavras-chave:

DIREITOS HUMANOS, MORAL, MINORIAS, VULNERÁVEIS.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é o de problematizar o fundamento moral enquanto plataforma de reivindicação e criação dos direitos das minorias, isto é, a ideia, largamente difundida, de que a força normativa dos direitos humanos vai buscar seu fundamento na moral. É que, para além de todos os problemas que uma abordagem moral dos direitos suscita, especificamente na esfera dos direitos das minorias é justamente a moral que vai representar o mais poderoso obstáculo à sua implementação. Isso porque: - a moral e os conceitos universais abstratos aos quais se conecta são barreiras epistemológicas; - muitos dos direitos das minorias encontram no corpo a sua plataforma de reivindicação, o que a moral interdita através de diversas estratégias de rebaixamento do corpo; - num ambiente neoliberal, o argumento do mérito, de cunho fortemente moral, é articulado com uma nova racionalidade que produz “subjetividades contábeis”, ou seja, a concorrência sistemática entre indivíduos, a excluir boa parte dos grupos e indivíduos vulneráveis. Parte-se da premissa de que os direitos das minorias não são conquistas morais da humanidade, mas sim conquistas políticas de movimentos sociais que escrevem a história social dos direitos humanos, ou seja, a partir da constatação de que os direitos das minorias devem ser escritos e reescritos todos os dias, não são a priori morais.  Enfim, cuida-se de contestar o estatuto legitimador da moral em si, para além das usuais discussões sobre redistribuição e reconhecimento. A metodologia consistirá na revisão bibliográfica sobre o tema e na análise de alguns dados empíricos, com incursões nos campos do direito, da filosofia do direito e da sociologia.

Biografia do Autor

Rogério Pacheco Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2005), Pós-Graduação em Filosofia Contemporânea pela PUC-Rio (2009) e Doutorado em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio (2015). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). É autor dos livros "O DNA Kantiano dos Direitos Humanos e sua Crítica a partir da Filosofia Imanente de Spinoza" e "As Prerrogativas da Administração Pública nas Ações Coletivas", publicados pela editora Lumen Juris. É co-autor do livro "Improbidade Administrativa", publicado pela editora Saraiva. Possui artigos publicados em livros e revistas jurídicas.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

Alves, R. P. (2020). A ancoragem moral dos direitos humanos como obstáculo à implementação dos direitos das minorias. REVISTA QUAESTIO IURIS, 12(04), 43–68. https://doi.org/10.12957/rqi.2020.39587