Possibilidades hermenêuticas para a apreciação judicial de omissões inconstitucionais administrativas: o controle da inconstitucionalidade por omissão no constitucionalismo contemporâneo
Isadora Ferreira Neves
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir as omissões inconstitucionais administrativas causadas pela proteção insuficiente de direitos fundamentais sob o prisma do Constitucionalismo Contemporâneo. Quanto ao método, utiliza-se da pesquisa bibliográfica associada com pesquisa documental jurisprudencial para abordar o papel do Poder Judiciário enquanto concretizador de direitos fundamentais. Nessa linha, entende-se enquanto omissão inconstitucional a violação da Constituição pelo descumprimento de uma tarefa imposta por um direito fundamental, especialmente os direitos fundamentais sociais, que impõem uma atuação positiva do Estado. O trabalho discute o problema das omissões inconstitucionais administrativas, ocasionada pela proteção insuficiente de direitos fundamentais, analisando as suas possibilidades, bem como o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão nº 1.698 para suscitar o debate dos pontos abordados. Ao final, conclui-se pela possibilidade de apreciação jurisdicional das omissões inconstitucionais provocadas por omissões do poder público em proteger de modo suficiente o rol de direitos fundamentais.
Palavras-chave
omissões inconstitucionais; constitucionalismo contemporâneo; poder judiciário
DOI:
https://doi.org/10.12957/rqi.2020.39212

Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original: (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Indexada em | Indexed by:

































Ver outras indexações da Revista
Periódico associado | Associated journal:

