Pesquisa científica: qual o papel do professor de direito no estímulo ao perfil investigativo do discente?

Autores

  • Rosendo Freitas de Amorim Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará http://orcid.org/0000-0003-1498-8999
  • Lívia Ximenes Damasceno Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará
  • Liliane Gonçalves Matos Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2019.36875

Palavras-chave:

Papel do professor, Pesquisa Científica, Metodologia científica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o papel do professor do curso de Direito no incentivo à pesquisa científica. Na primeira seção, buscou-se entender o papel do professor nas Instituições de Ensino Superior na formação do profissional do Direito. Posteriormente, avaliou-se como a pesquisa pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, apontou-se o papel do professor como um incentivador a produção científica dentro do curso de Direito. Para tanto, traçou-se uma pesquisa de campo que verificou dados colhidos entre alunos de graduação e pós-graduação, tanto lato como stritco sensu, e apontou a importância do educador no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos. Como resultado, obteve-se que o ensino jurídico deve não estar restrito às aulas expositivas e à pesquisa científica se mostrou uma ferramenta necessária para um ensino de maior qualidade. Ademais, o professor deve ser um papel motivador dos alunos na trajetória investigativa, visto ser ele o elo entre o discente e a pesquisa. 

Biografia do Autor

Rosendo Freitas de Amorim, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Lívia Ximenes Damasceno, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará

Doutoranda em Direito Constitucional com ênfase em Direito Privado pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Especialista em Direito Civil e Direito Empresarial. Professora do Centro Universitário Christus. Advogada.

Liliane Gonçalves Matos, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Ceará

Mestranda em Direito Constitucional com ênfase em Direito Privado pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Especialista em Direito Empresarial e Direito Tributário pela UNIFOR. Professora da Faculdade Paraíso. Advogada

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Amorim, R. F. de, Damasceno, L. X., & Matos, L. G. (2020). Pesquisa científica: qual o papel do professor de direito no estímulo ao perfil investigativo do discente?. REVISTA QUAESTIO IURIS, 12(2), 95–103. https://doi.org/10.12957/rqi.2019.36875