As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching process

Autores

  • Augusto Jobim do Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Fernanda Martins Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2018.31615

Resumo

DOI: 10.12957/rqi.2018.31615

As reflexões ora desenvolvidas buscam evidenciar as relações de poder e a dominação como mecanismos de reprodução social nos âmbitos de ensino. Ainda, apresenta-se possível postura para a prática educativa que questione os antigos métodos de ensino a partir de suas bases epistemológicas. Assim, a partir das teorias de Bourdieu sobre a reprodução de estratificações sociais com base na perpetuação de um ensino impositivo tanto no ambiente familiar quanto escolar, busca-se elaborar uma conexão deste “modelo reprodutor” sugerido pelo autor com as teorias foucaultianas de governabilidade e disciplina desenvolvidos pelas instituições sociais e políticas, presente entre elas o próprio ensino. Julga-se, dessa forma, como condição de possibilidade para a adoção dessa nova postura o respeito ao Outro, através da ética da alteridade, e, no contexto do debate acerca da falência dos monólogos acadêmicos.

Palavras-chave: Ensino, reprodução, dominação.

Abstract

The reflections that will be developed in this text seek to highlight the power relations and domination as mechanisms of social reproduction in the teaching areas. It still intends to present a possible posture for the educational practice that questions the old methods of teaching from its epistemological bases. Thus, based on Bourdieu's theories on the reproduction of social stratification based on the perpetuation of a tax education in both the family and the school environment, it is sought to elaborate a connection of this "reproductive model" suggested by the author with the Foucauldian theories of governability and discipline developed by social and political institutions, present among them the teachingitself. It is judged, that way. As a condition of possibility for the adoption of this new posture respect for the Other, through the ethics of otherness, and in the context of the debate about the failure of academic monologues.

Keywords: Teaching; Reproduction;Domination.

Biografia do Autor

Augusto Jobim do Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui Doutorado em Altos Estudos Contemporâneos (Ciência Política, História Contemporânea e Estudos Internacionais Comparativos) pela Universidade de Coimbra (Portugal). Ademais, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), tem Especialização em Ciências Penais pela PUCRS, Pós-Graduação em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra e Mestrado em Ciências Criminais pela PUCRS. É Professor do Departamento de Direito Penale Processo Penal, bem como do Departamento de Propedêutica Jurídica da Faculdade de de Direito da PUCRS e pesquisador convidado do CEIS 20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX) da Universidade de Coimbra, tendo experiência na área de Direito e História das Ideias, com ênfase em Criminologia, Direito Penal e Processo Penal. Atua, principalmente, nos seguintes temas: cultura penal, violência punitiva, sociologia e filosofia políticas, criminologia, direito penal, processo penal e segurança pública.

Fernanda Martins, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professora na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUC/RS. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Teoria, Filosofia e História do Direito. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharela em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Integrante dos Projetos de Pesquisa CNPq "Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica" (PUCRS), "As Fronteiras entre Tradição e Modernidade na Construção do Estado Brasileiro" (PUCRS) e "Bases para uma Criminologia do controle penal no Brasil: em busca da brasilidade criminológica" (UFSC). Bolsista CAPES.

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Publicado

2018-08-18

Como Citar

do Amaral, A. J., & Martins, F. (2018). As relações reprodutoras nos espaços de ensino jurídico / Reproductive relationships in the teaching process. REVISTA QUAESTIO IURIS, 11(3), 2215–2230. https://doi.org/10.12957/rqi.2018.31615