Ciber como local de trabalho: o problema (ou a solução) do teletrabalho transnacional / Cyber as workplace: the problem (or solution) of transnational teleworking

Autores

  • Denise Pires Fincato
  • Manoela de Bitencourt

DOI:

https://doi.org/10.12957/rqi.2015.20954

Resumo

Trabalho enviado em 19 de julho de 2015. Aceito em 19 de agosto de 2015

DOI: 10.12957/rqi.2015.20954

Resumo

Analisa-se a situação dos teletrabalhadores transnacionais, especialmente enfocando a lei a ser aplicada à sua contratação. Parte-se da premissa de que o espaço de trabalho, no teletrabalho, é um local virtual, denominado ciberespaço, tornando, por isso, difícil a aplicação do elemento de conexão territorial ao contrato internacional, gerando o problema estudado. O princípio da norma mais favorável inicialmente se afigura como mais apropriado. No entanto, é preciso testar se sua aplicação não geraria violação ao princípio da igualdade. Conclui-se pela aplicação da ponderação, sugerindo-se resolução casuística, na qual possa ser aplicada a norma de nacionalidade do teletrabalhador ou a norma do local onde o mesmo presta seus serviços, buscando sempre sua proteção e progressão social, aliado ao impedimento do dumping social.

Palavras-Chave: Teletrabalho Transnacional. Norma aplicável. Proteção. Dumping Social

Abstract

Analyzes the situation of the transnational teleworkers, especially focusing on the law to be applied to the transaction. It starts with the premise that the workspace, teleworking, is a virtual place called cyberspace, making it therefore difficult to apply the territorial connection element to the international contract, generating the studied problem. The principle of a more lenient standard initially consider to be most appropriate. However, you must test whether their application would not generate violation of the principle of equality. It concludes by applying the weighting, suggesting Resolution series, in which can be applied to standard nationality of the telecommuter or the norm of where it provides its services, always seeking protection and social progress, coupled with the prevention of dumping social.

Keywords: Telework Transnational. Applicable standard. Protection. Social dumping

Biografia do Autor

Denise Pires Fincato

Doutora (2001) em Direito. Professora e Pesquisadora no PPGD da PUCRS, titular das disciplinas de Metodologia da Pesquisa Jurídica e Novas Tecnologias: Processo e Relações de Trabalho.Professora na Graduação da PUCRS, disciplinas Direito do Trabalho, Direito Processual e Prática Trabalhista e Direito do Trabalho e Seguridade Social. Coordenadora do Grupo de Pesquisas Novas Tecnologias: Processo e Relações de Trabalho (PUCRS/CNPq). E-mail: dpfincato1@gmail.com

Manoela de Bitencourt

Advogada. Mestre em Direito pela PUC-RS. Professora na Universidade de Passo Fundo. E-mail: manoela@bitencourt.adv.br

Downloads

Como Citar

Fincato, D. P., & Bitencourt, M. de. (2016). Ciber como local de trabalho: o problema (ou a solução) do teletrabalho transnacional / Cyber as workplace: the problem (or solution) of transnational teleworking. REVISTA QUAESTIO IURIS, 8(4), 2237–2263. https://doi.org/10.12957/rqi.2015.20954