A selfie do macaco – autoria e fotografia na contemporaneidade / The monkey selfie – authorship and photography in contemporary world

Rui Carlos Sloboda Bittencourt, Walter Guandalini Junior

Resumo


Trabalho enviado em 29 de julho de 2015. Aceito em 08 de agosto de 2015.

DOI: 10.12957/rqi.2015.20939

Resumo

O artigo tem por objeto a disputa pela autoria da fotografia intitulada selfie do macaco. Embora o registro tenha sido realizado pelo macaco naruto, o fotógrafo profissional david slater reivindica a autoria da foto, que foi incluída no banco de mídias digitais wikimedia commons e passou a circular livremente, o que deu início a uma disputa judicial por sua autoria. Deixando de lado questões dogmáticas como a decisão sobre a atribuição da autoria, o presente artigo pretende analisar o caso de uma perspectiva filosófico-crítica: levando em consideração o debate estético sobre a natureza da produção fotográfica e o sentido da arte na era da reprodutibilidade técnica, a selfie do macaco é reinserida no contexto da indústria cultural e da ascensão da selfie como gênero fotográfico. Seguindo a recomendação metodológica de deleuze e guattari, o texto se organiza em platôs, de forma rizomática, com o objetivo de estabelecer agenciamentos capazes de produzir uma cartografia das disputas em torno do direito autoral na contemporaneidade. Assim, o caso é comparado com situações similares de modo a expandir o campo de investigação, o que permite a conclusão de que não é peculiar, mas sintomático da crise da autoria na contemporaneidade.

Palavras-chave: direitos autorais; fotografia; estética fotográfica; autoria; indústria cultural

Abstract

The article focuses on the dispute over the photography entitled Monkey Selfie. Although the picture was taken by the monkey Naruto, professional photographer David Slater claims the authorship of the photo, which was uploaded to the Wikimedia Commons database and made available to a free use, starting a legal battle for its authorship. Leaving aside the dogmatic issues involved in the dispute, as the decision on the authorship, this article aims to analyze the case from a philosophical- critical perspective: taking into consideration the aesthetic debate about the nature of photographic production and the meaning of art in the age of mechanical reproduction, the Money Selfie is reinserted in the context of cultural industry and the rise of selfie as a photographic genre. Following Deleuze and Guattari’s methodological recommendation, the text is organized in plateaus, in order to establish assemblages able to produce a cartography of the disputes around copyright nowadays. Thereby, this case is compared to other similar situations in order to expand the field of investigation, which leads to the conclusion that the case is not peculiar, but sinthomatic of the contemporary crisis of authorship.

Keywords: copyright; photography; aesthetics in photography; authorship; cultural industry.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2015.20939


Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original: (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

 

Indexada em | Indexed by:

Library of Congresshttp://www.journaltocs.ac.uk/API/blog/images/journaltocslogo.jpgResultado de imagem para road open access

SHERPA/RoMEO LogoResultado de imagem para "ebsco"Resultado de imagem para "American Association for the Advancement of Science"

 

Resultado de imagem para scilitResultado de imagem para erih plus3d rendered picture of high peaks and cloud, with typographic logo for JURN

Resultado de imagem para lexis nexisResultado de imagem para suncatLA Referencia

Resultado de imagem para "Current Research Information System In Norway"

 

Resultado de imagem para google scholarhttp://www.lib.uct.ac.za/sites/default/files/image_tool/images/14/web-science_1_cus.png

Ver outras indexações da Revista

Periódico associado | Associated journal:

Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC