Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância / Social Representations of Teaching and Learning in Distance Education

Raquel Castilho Souza, Teresa Cristina Siqueira Cerqueira

Resumo


RESUMO: Este artigo apresenta uma analise das opiniões dos professores e alunos sobre a relação ensino e aprendizagem na modalidade de Educação a Distância de uma Universidade de ensino superior. Esta pesquisa constitui-se em um Estudo de Caso com caráter exploratório pautada no aporte teórico das representações sociais. Participaram do estudo dezenove professores e noventa alunos do sétimo período do curso de Pedagogia EAD – Turma 2006/1. As estratégias metodológicas empregadas na coleta de dados foram a técnica de associação livre por meio do instrumento de complementação de frases, um questionário com perguntas abertas e fechadas e uma entrevista semiestruturada. Utilizou-se o programa Evoc para a organização dos dados do instrumento de complementação de frases. Os dados foram codificados e tabulados de forma quantitativa e qualitativa. Realizou-se adaptação da técnica de análise de conteúdo de Bardin para os dados subjetivos. A partir dos resultados obtidos, constatou-se, que as opiniões de ambos os grupos têm uma estrutura da qual participam elementos positivos e negativos com relação ao objeto de pesquisa investigado. Identificou-se que as opiniões dos professores e alunos participantes desta pesquisa com relação ao ensino e à aprendizagem na modalidade EAD, estão ancoradas ao modelo de ensino tradicional. Evidenciou-se assim, a necessidade de uma desmistificação dos paradigmas sobre a EAD que ainda se encontram presentes na posição dos alunos e dos professores.

Palavras-chave: educação a distância; ensino; aprendizagem; aluno; professor.

ABSTRACT: This paper presents an analysis of the views of teachers and students about the relationship between teaching and learning in the form of distance education from a college of higher learning. This research is on a case study with exploratory guided the theoretical framework of social representations. The study included nineteen ninety teachers and students of the seventh semester of the Distance Education Pedagogy - Class 2006/1. The methodological strategies used in data collection were the technique of free association through the instrument complementing sentences, a questionnaire with open and closed questions and a semistructured interview. The Evoc program was used to organize the data instrument complementing sentences. Data were coded and tabulated quantitatively and qualitatively. Held adapting the technique of content analysis of Bardin for subjective data. From the results obtained, it was found that the opinions of both groups have a structure which involved positive and negative with respect to the object of research investigated elements. It was found that the opinions of teachers and students participating in this research about teaching and learning in distance education mode, are anchored to the traditional teaching model. It was evident thus the need for demystification of paradigms on the DL that are still present in the position of students and teachers.

Keywords: distance education, teaching, learning, student, teacher.

 


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DOI: https://doi.org/10.12957/psi.saber.soc.2014.14472