CRISTIANISMO E GNOSTICISMO: A RECEPÇÃO DE ELEMENTOS DO HELENISMO RELIGIOSO

Autores

  • Pedro Paulo Alves dos Santos Universidade Estácio de Sá - UNESA

Palavras-chave:

Helenismo Religioso, Gnosticismo, Filosofia Grega, Cristianismo

Resumo

Este artigo visa apresentar o estudo das relações de identidade no Cristianismo Antigo a partir da recepção de Elementos do Helenismo Religioso. Estas confluências, advindas anteriormente das relações com o Judaísmo da Diáspora, no Egito Ptolomaico (LXX – séc. IV a.C), são consolidadas com a formação geopolítica e religiosa da Expansão do Cristianismo na Ásia Menor, durante o IIo século. Através da exposição de ‘The Religious Context of Early Christianity’ (KLAUS, 2000) abordaremos as vicissitudes da Religião Helênica em mutação entre a Filosofia da Felicidade e o Retorno do Divino Absoluto no Gnosticismo. Em diálogo com um tradicional estudo sobre a ‘atmosfera’ antiga nas relações entre a Gnose antiga, o Judaísmo e o Cristianismo (MINNERATH, 1973) serão traçadas as vias expostas pela obra de Klauck. No dizer do autor, trata-se de empreender um percurso que nos permita descortinar o ‘inteiro horizonte’ (KLAUS, 2000. p. 6) do Gnosticismo.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Alves dos Santos, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Pedro Paulo Alves dos Santos concluiu o mestrado em Exegese Bíblica Istitutto Biblico di Roma (PIB) em 1993, o doutorado em Teologia Bíblica - Pontificia Università Gregoriana Di Roma em 1997 e em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2006. Há três anos coordena na UFF junto ao Departamento de Turismo um Convênio de Pesquisa sobre as Relações entre Turismo e Religião no Estado do Rio de Janeiro, que já produziu dois Seminários de estudos na UFF. É pesquisador da CNPq no Diretório de Pesquisa ARCHAI (UNB), na Faculdade de Letras da UNESA (RJ). Foi Professor na PUC-RIO (1977-2003), é Avaliador do MEC/ SINAES (2007), é membro da Faculdade de Letras da UNESA. Foi Editor-Responsável pela COMMUNIO. Revista Internacional de Teologia e Cultura (2002-2006). Avaliador de Diversas Revistas de Teologia e Literatura. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 37 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros. Possui 1 processo ou técnica registrado e outros 25 itens de produção técnica. Participou de 59 eventos no Brasil. Orientou 4 dissertações de mestrado além de ter orientado 1 trabalho de iniciação científica e 90 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Teologia e Letras. Foi escolhido no Concurso do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores e pela Università di Bologna (IT) como Leitor no Biênio 2010-2012. Atua na área de Teologia e Letras, com ênfase em Exegese Neotestamentária. Em suas atividades profissionais interagiu com 72 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cristianismo Primitivo, Teologia, Exegese Bíblica, Teologia Bíblica, Cristologia Joanina, exegese do Novo Testamento, Literatura Clássica judaico-cristã, Exegese neotestamentária, Hermenêutica Bíblica e metodologia teológica. (19/02/2007) (06/03/2007)

Downloads

Como Citar

dos Santos, P. P. A. (2013). CRISTIANISMO E GNOSTICISMO: A RECEPÇÃO DE ELEMENTOS DO HELENISMO RELIGIOSO. PRINCIPIA, 1(26), 15–30. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/principia/article/view/7678

Edição

Seção

Artigos