LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO DO SATYRICON DE PETRÔNIO: UMA PROPOSTA

Autores

  • Arlete José Mota Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Elio Marques de Souto Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Zildene Paz de Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/principia.2020.55858

Palavras-chave:

Teoria dialógica, letramento literário, Satyricon

Resumo

Com base na teoria dialógica de Bakhtin e nos pressupostos do letramento literário, este artigo objetiva refletir sobre uma proposta metodológica para o ensino do romance Satyricon na graduação em português-latim.

Biografia do Autor

Arlete José Mota, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Português-Latim pela Faculdade de Letras da UFRJ (1985), Especialização em Língua e Literatura Latinas (UFRJ/ PPGLC, 1987), Mestrado em Língua e Literatura Latinas (UFRJ/PPGLC, 1991), Doutorado em Língua e Literatura Latinas (UFRJ,/PPGLC,1998) e Pós-doutorado (UERJ, 2016). É docente da Graduação da Faculdade de Letras da UFRJ/ Departamento de Letras Clássicas- Setor de Latim desde 1994, atualmente como Professor Associado IV. Docente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada/UFRJ de 2005 a 2007. Docente do Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da UFRJ (PPGLC), desde 2010. Membro da Comissão do Conselho de Cultura e Extensão da Faculdade de Letras da UFRJ, no biênio 2002/2003 e Representante do Departamento de Letras Clássicas no Conselho de Extensão no biênio 2010/2011. Substituta Eventual do Chefe de Departamento de Letras Clássicas, de outubro de 2010 a outubro de 2012. Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa / CNPq, "Brathair -Grupo de Estudos Celtas e Germânicos ". Membro do Laboratório de Pesquisa vinculado ao PPGLC, “ATRIVM – Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade. Assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Substituta Eventual do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da UFRJ, de dezembro de 2015 a dezembro de 2019.Pesquisadora do Projeto de Extensão “Os clássicos no acervo de obras raras da Biblioteca Nacional”, desde 2018.

Elio Marques de Souto Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui Bacharelado em português-inglês Pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Licenciatura plena em língua portuguesa pelas Faculdades Integradas A Vez do Mestre (2012), Especialização em Teoria Psicanalítica pela Universidade Veiga de Almeida (2010), Especialização em Sexualidade pelas Faculdades Integradas A Vez do Mestre (2013) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente, cursa doutorado em Letras Clássicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrando o laboratório interdisciplinar de estudos da Antiguidade Clássica, Atrium. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua materna, línguas estrangeiras clássicas e modernas, literaturas clássicas e de língua inglesa, literatura comparada, filologia clássica, ensino crítico de línguas e literaturas, letramento literário, teoria queer e psicanálise.

Zildene Paz de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Letras Clássicas pela UFRJ, cursou graduação em LETRAS pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Serviço Social atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, hiv/aids, serviço social. Na área de Letras tem experiência em sala de aula atuando com Língua Portuguesa e Língua Latina. Atualmente cursa Doutorado em Letras Clássicas e graduação em Grego ambos pela UFRJ.

Downloads

Publicado

2020-12-13

Como Citar

Mota, A. J., Souto Junior, E. M. de, & Souza, Z. P. de. (2020). LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO DO SATYRICON DE PETRÔNIO: UMA PROPOSTA. PRINCIPIA, (40), 23–37. https://doi.org/10.12957/principia.2020.55858

Edição

Seção

Artigos