A Produção Cultural da Comunidade Disciplinar de Ensino de Química

Autores

  • Rozana Gomes de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2012.8450

Palavras-chave:

ensino de química, identidade, cultura

Resumo

Rozana Gomes de Abreu

DOI: 10.12957/periferia.2012.8450

Este trabalho tem a finalidade de analisar como a comunidade disciplinar de ensino de Química estabelece uma identidade e uma cultura particular, e conseqüentemente um produto cultural. Com base nos discursos dos pesquisadores de ensino de Química, argumento que a comunidade disciplinar de ensino de Química funciona como uma comunidade de pensamento, a qual possui a “autoridade” para defender determinado conhecimento químico em um dado contexto sócio-histórico. Como comunidade de pensamento, ela autoriza e legitima as concepções e as relações nas quais está alicerçada constituindo valores, normas e visões de mundo que demarcam a sua identidade cultural. São os significados e os sentidos produzidos por essa comunidade de pensamento, associados aos processos de recontextualização e de hibridismo, que constituem uma produção cultural da comunidade disciplinar de ensino de Química.

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Como Citar

Abreu, R. G. de. (2013). A Produção Cultural da Comunidade Disciplinar de Ensino de Química. Periferia, 4(1), 25–40. https://doi.org/10.12957/periferia.2012.8450