A Produção Cultural da Comunidade Disciplinar de Ensino de Química
Resumo
Rozana Gomes de Abreu
DOI: 10.12957/periferia.2012.8450Este trabalho tem a finalidade de analisar como a comunidade disciplinar de ensino de Química estabelece uma identidade e uma cultura particular, e conseqüentemente um produto cultural. Com base nos discursos dos pesquisadores de ensino de Química, argumento que a comunidade disciplinar de ensino de Química funciona como uma comunidade de pensamento, a qual possui a “autoridade” para defender determinado conhecimento químico em um dado contexto sócio-histórico. Como comunidade de pensamento, ela autoriza e legitima as concepções e as relações nas quais está alicerçada constituindo valores, normas e visões de mundo que demarcam a sua identidade cultural. São os significados e os sentidos produzidos por essa comunidade de pensamento, associados aos processos de recontextualização e de hibridismo, que constituem uma produção cultural da comunidade disciplinar de ensino de Química.
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Revista Periferia, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – PPGECC/UERJ - ISSN: 1984-9540