Protagonismo de Sujeitos e Grupos nas Políticas
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2012.8409Palavras-chave:
Abordagens teórico-metodológicas, Protagonismo de sujeitos e grupos, articulação por demandas, ciclo de políticas, comunidades epistêmicas.Resumo
Rosanne Evangelista Dias
DOI: 10.12957/periferia.2012.8409A produção de políticas curriculares nas últimas décadas no Brasil contou com a atuação de diferentes sujeitos e grupos, intensificada a partir do período de redemocratização do país. Em tal processo, proposições sobre as políticas curriculares foram formuladas, confrontadas e articuladas em diferentes arenas tendo em vista a consolidação de uma proposta hegemônica (LACLAU) para o país. A despeito da presença dessa atuação de sujeitos e grupos, notamos a existência de poucas análises que dêem conta dessa atuação. Defendemos, portanto, o desenvolvimento de análises orientadas pela abordagem do ciclo de políticas (BALL), a vertente das comunidades epistêmicas (ANTONIADES) e os processos de articulação por demandas (LACLAU) em diferentes contextos por reconhecer o protagonismo de sujeitos e grupos na produção das políticas curriculares.
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