DESCULPA A INTERRUPÇÃO, PROFESSOR, EU NEM SEI SE EU PODERIA TE INTERROMPER: QUAIS OS SENTIDOS DA CONVERSAÇÃO EM AULA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70850

Resumo

Nesta pesquisa, buscamos compreender os sentidos das conversações em uma aula. Teorizamos-problematizamos a complexidade desse tipo de conversação com base nos estudos pós-estruturalistas. Em termos metodológicos, utilizamos a cibercartografia para analisar as experiências de conversação que nos afetaram durante os encontros online em um curso de formação continuada de uma universidade pública em 2022. Para produzir os sentidos provisórios das conversações que emergiram com as/os cursistas, mobilizamos as ferramentas conceituais foucaultianas de enunciado e discurso, o que nos possibilitou conjecturar que: a conversação em aula não está livre da relação de poder-saber; conversar é construir sentidos partilhados; é importante a/o docente estar aberto à conversação em aula; e a conversação é constituinte da diferenciação. Esses sentidos contribuem para a desconstrução da pedagogia cibertecnicista que tem empreendido esforços para automatizar o ensino sem professoras/es, que, entre outras medidas, inibe/anula a conversação do processo educacional.

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, UERJ/UFRRJ

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPed/UERJ.

Mariano Pimentel, UNIRIO

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Informática. Pesquisador de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Comunicação e Cibercultura.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Carvalho, F., & Pimentel, M. (2022). DESCULPA A INTERRUPÇÃO, PROFESSOR, EU NEM SEI SE EU PODERIA TE INTERROMPER: QUAIS OS SENTIDOS DA CONVERSAÇÃO EM AULA?. Periferia, 14(3), 127–148. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70850