CONVERSA COM NILDA ALVES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70591Resumo
Conversar – ‘práticateoriaprática’ que ocupa e organiza os ‘espaçostempos’ da vida cotidiana – é tida como metodologia nos projetos de pesquisa e extensão liderados pela professora Nilda Alves há muitos anos. Outros grupos de pesquisa associados também adotam as conversas em processos de pesquisa no campo da educação. Nessa entrevista, as interlocutoras conversam com Nilda Alves a respeito dessa metodologia e como mais recentemente a pesquisadora vem desenvolvendo suas pesquisas em conversas inspiradas por imagens, sons, outros sentidos e os cotidianos escolares. Nilda Alves é Professora emérita da UERJ (2022) e pesquisadora emérita da FAPERJ, com exercício na UERJ, no Programa de Pós-graduação em Educação (campus Maracanã) e no PPGE-Processos Formativos e Desigualdades Sociais (campus S. Gonçalo). Organizadora de livros, séries e coleções, com artigos publicados no Brasil e no exterior, trabalha em pesquisas com os cotidianos, articulando currículos, redes educativas, imagens, sons, formação de docentes e artefatos curriculares, na compreensão de que os processos educativos precisam ser compreendidos em suas múltiplas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas.
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