CONVERSA COM NILDA ALVES

Autores

  • Nilda Alves Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); Programa de Pós-graduação em Educação (campus Maracanã - ProPEd/UERJ) e no Processos Formativos e Desigualdades Sociais (campus S. Gonçalo - PPGE/UERJ) https://orcid.org/0000-0003-0558-4175
  • Maria Morais Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME-PCRJ) / Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CECIERJ (CEDERJ-UERJ) / Curso de Licenciatura em Educação no Campo da Universidade Federal Fluminense (UFF) http://orcid.org/0000-0002-3170-0953
  • Noale Toja Laboratório Educação e Imagens e Sons; Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais- FFP/UERJ http://orcid.org/0000-0002-1207-2795
  • Rebeca Brandão Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME-PCRJ) / Grupo de pesquisa "Redes educativas, currículos, imagens e sons" (ProPEd/UERJ) http://orcid.org/0000-0003-3739-8246

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70591

Resumo

Conversar – ‘práticateoriaprática’ que ocupa e organiza os ‘espaçostempos’ da vida cotidiana – é tida como metodologia nos projetos de pesquisa e extensão liderados pela professora Nilda Alves há muitos anos. Outros grupos de pesquisa associados também adotam as conversas em processos de pesquisa no campo da educação. Nessa entrevista, as interlocutoras conversam com Nilda Alves a respeito dessa metodologia e como mais recentemente a pesquisadora vem desenvolvendo suas pesquisas em conversas inspiradas por imagens, sons, outros sentidos e os cotidianos escolares. Nilda Alves é Professora emérita da UERJ (2022) e pesquisadora emérita da FAPERJ, com exercício na UERJ, no Programa de Pós-graduação em Educação (campus Maracanã) e no PPGE-Processos Formativos e Desigualdades Sociais (campus S. Gonçalo). Organizadora de livros, séries e coleções, com artigos publicados no Brasil e no exterior, trabalha em pesquisas com os cotidianos, articulando currículos, redes educativas, imagens, sons, formação de docentes e artefatos curriculares, na compreensão de que os processos educativos precisam ser compreendidos em suas múltiplas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas.

Biografia do Autor

Nilda Alves, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); Programa de Pós-graduação em Educação (campus Maracanã - ProPEd/UERJ) e no Processos Formativos e Desigualdades Sociais (campus S. Gonçalo - PPGE/UERJ)

Professora emérita da UERJ (2022). Professora titular na Faculdade de Educação/UERJ e Faculdade de Educação/UFF (aposentada em ambas). Atualmente, é Pesquisadora emérita da FAPERJ, com exercício na UERJ, no Programa de Pós-graduação em Educação (campus Maracanã) e no PPGE-Processos Formativos e Desigualdades Sociais (campus S. Gonçalo). Ex-presidente da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), da ABdC (Associação Brasileira de Currículo) e da ASDUERJ (Associação dos Docentes da UERJ). Fundadora do GT12 - Currículo e do GE Cotidianos: dimensões éticas, estéticas e políticas (2021), da ANPEd. Organizadora de livros, séries e coleções, com artigos publicados no Brasil e no exterior. Fundadora, em 2001, e coordenadora, até 2014, do Laboratório Educação e Imagem/ProPEd/UERJ (www.lab-eduimagem.pro.br), no qual continua atuando. Trabalha em pesquisas com os cotidianos, articulando currículos, redes educativas, imagens, sons, formação de docentes e artefatos curriculares, na compreensão de que os processos educativos precisam ser compreendidos em suas múltiplas dimensões éticas, estéticas, políticas e poéticas.

Maria Morais, Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME-PCRJ) / Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CECIERJ (CEDERJ-UERJ) / Curso de Licenciatura em Educação no Campo da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação e Cotidianos - ProPEd/UERJ. Pedagoga(UFRJ), Mestra e Doutora em Educação (ProPEd/UERJ), professora mediadora do consórcio Cederj/UERJ. Professora da rede de ensino do município do Rio de Janeiro e professora substituta do curso de Licenciatura em Educação no Campo/ UFF. E-mail: mariamoraiss@yahoo.com.br

Noale Toja, Laboratório Educação e Imagens e Sons; Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais- FFP/UERJ

0478033503516577https://www.instagram.com/noaletoja/ https://noaletoja.blogspot.com/  Doutora em Educação e Cotidianos - ProPEd/UERJ, Bolsa FAPERJ. Participante do GrPesq Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons, coordenado pela Dra. Profa. Nilda Alves. Colabora em projetos de Educomunicação, Arte e Tecnologia. Produtora de audiovisual, fotógrafa e professora substituta na Faculdade de Formação de Professores no Programa Processos Formativos e Desigualdades Sociais- FFP/UERJE-mail: noaletoja22@gmail.com

Rebeca Brandão, Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME-PCRJ) / Grupo de pesquisa "Redes educativas, currículos, imagens e sons" (ProPEd/UERJ)

Doutora e Mestre em Educação, Pedagoga e Professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Participante do Grupo de Pesquisa "Redes educativas, currículos, imagens e sons", coordenado por Nilda Alves.

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Alves, N., Morais, M., Toja, N., & Brandão, R. (2022). CONVERSA COM NILDA ALVES. Periferia, 14(3), 35–41. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.70591