DISCÊNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E CULTURA DIGITAL: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69347Palavras-chave:
Discência, ensino remoto emergencial, cultura digital, educação superior.Resumo
A experiência da discência no Ensino Remoto Emergencial é um objeto de estudo apto a desvelar o modo como a Cultura Digital se constituiu em contexto de transformação do modo de estudar e aprender na contemporaneidade. Neste estudo de caso descritivo com 39 alunos do curso de Pedagogia do XXXXXX dos semestres de 2021.1 e 2021.2, utilizando um questionário misto online, buscou-se entender como os estudantes se adequaram e o que aproveitaram das vivências formativas desenvolvidas durante o período do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior. Revelou-se que o Ensino Remoto Emergencial permitiu experiências de mediação tecnológica que foram apropriadas pelos estudantes no retorno ao presencial, enriquecendo o acervo de estratégias formativas desses discentes a partir do conhecimento das possibilidades das tecnologias e remodelando seu modo de estudar e aprender na Cultura Digital. As possibilidades de aprendizagens se consolidaram com o reconhecimento dos mesmos que do podem aproveitar e o que precisam conhecer melhor, bem como aquilo que não querem mais experimentar no mesmo modelo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).