DISCÊNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E CULTURA DIGITAL: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69347

Palavras-chave:

Discência, ensino remoto emergencial, cultura digital, educação superior.

Resumo

A experiência da discência no Ensino Remoto Emergencial é um objeto de estudo apto a desvelar o modo como a Cultura Digital se constituiu em contexto de transformação do modo de estudar e aprender na contemporaneidade. Neste estudo de caso descritivo com 39 alunos do curso de Pedagogia do XXXXXX dos semestres de 2021.1 e 2021.2, utilizando um questionário misto online, buscou-se entender como os estudantes se adequaram e o que aproveitaram das vivências formativas desenvolvidas durante o período do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior. Revelou-se que o Ensino Remoto Emergencial permitiu experiências de mediação tecnológica que foram apropriadas pelos estudantes no retorno ao presencial, enriquecendo o acervo de estratégias formativas desses discentes a partir do conhecimento das possibilidades das tecnologias e remodelando seu modo de estudar e aprender na Cultura Digital. As possibilidades de aprendizagens se consolidaram com o reconhecimento dos mesmos que do podem aproveitar e o que precisam conhecer melhor, bem como aquilo que não querem mais experimentar no mesmo modelo.

Biografia do Autor

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Difusão do Conhecimento (Univrsidade Federal da Bahia - UFBA), mestre em Educação (Universidde do Estado da Bahia - UNEB) e licenciado em Letras (Universidade Católica do Salvador - UCSal). Professor Titular do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia. Docente Permanente da Linha de Pesquisa Educação, Curriculo e Processos Tecnológicos do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC).

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutra em Educação e Tecnologias (Universiade de Coimbra), doutora em Educação (Univrsidade Federal da Bahia - UFBA), mestra em Educação (Universidde do Estado da Bahia - UNEB) e licenciada em Pedagogia (Universidade Católica do Salvador - UCSal). Professora Titular do Departamento de Educação I da Universidade do Estado da Bahia. Docente Permanente da Linha de Pesquisa Educação, Curriculo e Processos Tecnológicos do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC).

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Nonato, E. do R. S., & Sales, M. V. S. (2022). DISCÊNCIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E CULTURA DIGITAL: ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Periferia, 14(3), 213–241. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69347