CONVERSAÇÃO ONLINE COMO DISPOSITIVO NA CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69209

Palavras-chave:

Ciberpesquisa-formação, multirreferencialidade, conversação online.

Resumo

O contexto atual pós-crise pandêmica da Covid-19 tem potencializado a conversação online (Pimentel; Araújo, 2020) no cenário acadêmico em geral. Neste artigo, apresentamos essa prática como dispositivo de pesquisa-formação (Josso, 2004; Macedo, 2010; Santos, 2014), com inspiração multirreferencial (Ardoino, 1998) na pesquisa de iniciação científica (PIBIC/CNPq) e na pesquisa do Mestrado em Educação da UERN, tendo em vista compreender como as conversações online têm contribuído para a emergência de processos formativos e autorais no contexto da cibercultura. Assumimos em nossas pesquisas outra forma de produzir sentido. Diferentemente dos valores formalistas, rígidos e puristas do cartesianismo, pensamos o conhecimento no âmbito do heterogêneo, do acolhimento e do trabalho com a diferença, perspectiva em que o diálogo e a produção de narrativas por meio da conversação online mostram-se potências em uma formação outra em relação à pesquisa. Com o acionamento do Mentimeter, do Vídeo e do Google Forms, os sujeitos da pesquisa produziram vivências formativas enriquecidas pelo ato reflexivo de questionar, narrar, dialogar e se alterarem colaborativamente.

Biografia do Autor

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no curso de Pedagogia (FE/UERN), e no Mestrado em Educação (POSEDUC/UERN).

Patricia de Souza Cidrack Alcântara, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE),  Psicopedagoga na Diretoria de Educação a Distância (DEaD/UERN)

Quelvin Sousa Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Departamento de Educação (DE), Faculdade de Educação (FE) - Campus Central. Atualmente é bolsista do Programa de Iniciação Científica, fomentado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (PIBIC/CNPQ)

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Ribeiro, M. R. F., Alcântara, P. de S. C., & Silva, Q. S. (2022). CONVERSAÇÃO ONLINE COMO DISPOSITIVO NA CIBERPESQUISA-FORMAÇÃO MULTIRREFERENCIAL. Periferia, 14(3), 81–103. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69209