RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM LÍNGUA INGLESA: INTERCÂMBIO VIRTUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67680

Palavras-chave:

formação docente, intercâmbio virtual, tecnologias digitais, língua inglesa, cultura

Resumo

O presente artigo explora o intercâmbio virtual linguístico e cultural para a formação inicial docente em Letras Português/Inglês e sua Literaturas por meio do relato de experiências dos dois coautores com o objetivo de mostrar, por meio do estudo de caso qualitativo, as contribuições das interações para a construção dos conhecimentos linguísticos e culturais sobre a sociedade estadunidense, bem como, de expor de que maneira tal experiência afetou o desenvolvimento da formação docente. São apresentados a trajetória da formação docente e o papel da tecnologia no Brasil, a relevância do intercâmbio na formação docente, a metodologia, a análise dos dados coletados e as considerações finais. Por fim, foi possível concluir que o intercâmbio linguístico conferiu aos participantes desenvolvimento das práticas linguísticas e docente, e que o uso das tecnologias digitais foi grande aliado na concretização do projeto por possibilitar a realização das interações e do aprendizado da língua inglesa.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Rodrigues Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Professora de Literaturas de Língua Inglesa do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) na Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (FAELCH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sediada na cidade de Lavras - MG, Brasil. Possui Doutorado em Doctor of Philosop in Romance Languages pela University of North Carolina at Chapel Hill (Doutorado em Literatura comparada revalidado pela UFRGS) em 2008. Mestrado em Master of Arts in Romance Languages pela University of North Carolina at Chapel Hill em 2003, Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1999.

Diovana Aparecida Rocha, Universidade Federal de Lavras

Graduanda em Licenciatura em Letras Português/Inglês e suas Literaturas na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sediada na cidade de Lavras - MG, Brasil.

Geovani Iruam Delfino Cândido, Universidade Federal de Lavras

Graduado em Licenciatura em Letras Português/Inglês e suas Literaturas na Universidade Federal de Lavras (UFLA), sediada na cidade de Lavras - MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Ferreira, I. C. R., Rocha, D. A., & Cândido, G. I. D. (2022). RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM LÍNGUA INGLESA: INTERCÂMBIO VIRTUAL NA FORMAÇÃO DOCENTE. Periferia, 14(3), 172–192. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67680