DIÁLOGOS EM FLUXO EM FÓRUNS GENERALISTAS DA INTERNET: AÇÕES DE TROCAS E APRENDIZAGENS EM REDES SOCIOTÉCNICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67505Palavras-chave:
Fórum, Internet, Diálogo, Aprendizagem.Resumo
O artigo apresenta estudo, de caráter qualitativo, sobre um fórum na plataforma Reddit e que buscou compreender a natureza comunicacional das mensagens dos usuários e saber as opiniões deles sobre suas ações naquele contexto. Mensagens classificadas utilizando-se o protocolo PADIR (PEREIRA; JUNQUEIRA, 2018) indicaram a prática preponderante do diálogo entre os usuários, com intensas trocas de informações e opiniões, mas também revelaram práticas típicas dos fóruns da internet, representadas por mensagens mais curtas e nem sempre focadas na temática principal. Em entrevistas, usuários explicaram o sentido das mensagens publicadas por eles e revelaram que participam do fórum para se atualizar, trocar informações e aprender sobre perspectivas diversas. Também reduziram a importância do desenvolvimento de vínculos sociais como motivadores de suas postagens. Prevaleceram as ações de conceituação sobre os temas tratados e de análise crítica dos fatos e opiniões pelos usuários. Concluiu-se que a aprendizagem se configurou pela obtenção de novos conhecimentos por eles no contexto das trocas realizadas no fórum, resultando em uma reconstrução de sentidos e de significados acerca dos fatos abordados pelos sujeitos participantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).