DIÁLOGOS EM FLUXO EM FÓRUNS GENERALISTAS DA INTERNET: AÇÕES DE TROCAS E APRENDIZAGENS EM REDES SOCIOTÉCNICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67505

Palavras-chave:

Fórum, Internet, Diálogo, Aprendizagem.

Resumo

O artigo apresenta estudo, de caráter qualitativo, sobre um fórum na plataforma Reddit e que buscou compreender a natureza comunicacional das mensagens dos usuários e saber as opiniões deles sobre suas ações naquele contexto. Mensagens classificadas utilizando-se o protocolo PADIR (PEREIRA; JUNQUEIRA, 2018) indicaram a prática preponderante do diálogo entre os usuários, com intensas trocas de informações e opiniões, mas também revelaram práticas típicas dos fóruns da internet, representadas por mensagens mais curtas e nem sempre focadas na temática principal. Em entrevistas, usuários explicaram o sentido das mensagens publicadas por eles e revelaram que participam do fórum para se atualizar, trocar informações e aprender sobre perspectivas diversas. Também reduziram a importância do desenvolvimento de vínculos sociais como motivadores de suas postagens. Prevaleceram as ações de conceituação sobre os temas tratados e de análise crítica dos fatos e opiniões pelos usuários. Concluiu-se que a aprendizagem se configurou pela obtenção de novos conhecimentos por eles no contexto das trocas realizadas no fórum, resultando em uma reconstrução de sentidos e de significados acerca dos fatos abordados pelos sujeitos participantes.

Biografia do Autor

Eduardo Santos Junqueira, Universidade Federal do Ceará

Professor Associado - Instituto UFC Virtual
Coordenador do grupo LER
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira - FACED-Universidade Federal do Ceará

Mateus Marques Aquino, Universidade Federal do Ceará

Graduando do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC. Bolsista de Iniciação Científica do Programa PIBIC.

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Junqueira, E. S., & Aquino, M. M. (2022). DIÁLOGOS EM FLUXO EM FÓRUNS GENERALISTAS DA INTERNET: AÇÕES DE TROCAS E APRENDIZAGENS EM REDES SOCIOTÉCNICAS. Periferia, 14(3), 242–264. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.67505