“QUANDO É QUE AS CRIANÇAS FALAM ESSAS COISAS E A GENTE NÃO VÊ [OUVE]?” Uma etnografia interseccional entre/com crianças na/da Educação Infantil de Teixeira De Freitas – BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65114

Palavras-chave:

Educação Infantil. Interseccionalidade. Etnografia. Teixeira de Freitas.

Resumo

O presente texto faz parte de diálogos compostos junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), Campus Paulo Freire, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e ao Grupo de Pesquisa Currículo, Diferença e Formação de Professores – CNPq. A proposta tem como objetivo compreender os impactos causados nos processos de subjetivação das crianças a partir das relações étnico-raciais e suas interseccionalidades com as questões de gêneros e sexualidades nas instituições de Educação Infantil da rede municipal de Teixeira de Freitas. Como aporte teórico a pesquisa segue as reflexões da Sociologia e Geografia da Infância, Antropologia da Criança e Interseccionalidade, numa tentativa de descolonizar perspectivas adultocêntricas no pesquisar entre/com crianças. O caminho metodológico está dentro do campo da pesquisa qualitativa interseccionalizada com inspiração pós-crítica. Assim, o trabalho está direcionado numa perspectiva etnográfica de aproximação e relação com as crianças. A pesquisa aponta reflexões e caminhos nos diálogos com as crianças e infâncias numa perspectiva interseccional de raça, etnia, gêneros e sexualidades, perspectivando caminhos antirracistas e não sexistas na Educação Infantil do Município de Teixeira de Freitas – BA.

Biografia do Autor

Paulo de Tássio Borges da Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Pós-Doutorado e Doutorado em Educação pelo ProPED/UERJ, Mestre em Educação pelo PPGED/UFS, Mestre em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional/UFRJ, Especialista em Educação Infantil pela UESB e Graduado em Pedagogia pela UNEB. Professor adjunto no Departamento de Educação da UFF. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER). Membro do Giros Curriculares – CNPq/UERJ e líder do grupo de pesquisa Currículo, Diferença e Formação de Professores – CNPq.

Alessandra Sousa Teixeira, UFSB

Graduada em Pedagogia pela UNEB, Especialista em Alfabetização pela UESC e Mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais pelo PPGER/UFSB. Professora e coordenadora pedagógica na prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas – BA, membra do Grupo de Pesquisa Currículo, Diferença e Formação de Professores – CNPq

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Publicado

2022-08-23

Como Citar

da Silva, P. de T. B., & Teixeira, A. S. (2022). “QUANDO É QUE AS CRIANÇAS FALAM ESSAS COISAS E A GENTE NÃO VÊ [OUVE]?” Uma etnografia interseccional entre/com crianças na/da Educação Infantil de Teixeira De Freitas – BA. Periferia, 14(2), 150–179. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65114