DEMANDAS INTERCULTURAIS DE SAÚDE MENTAL E APOIO PSICOSSOCIAL EM CONTEXTOS HUMANITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65022

Palavras-chave:

Apoio psicossocial, Educação, Interculturalidade, Saúde mental

Resumo

No pós-Guerra Fria, a cooperação internacional caminha para um consenso em torno dos serviços de Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS) em situações humanitárias, o qual culmina, no início deste século, na elaboração de certas diretrizes para este fim. Este artigo possui o objetivo de analisar a abordagem da cultura, enquanto foco temático, pelo método da codificação teórica das menções a este termo nas referidas diretrizes. Entre os resultados, há que se destacar o fato de que, embora a dimensão da interação entre culturas — característica da abordagem intercultural — esteja presente, há um grande foco nas suas diferenças, mais típico da multicultural. Conclui-se que tal foco pode vir a causar ‘danos’ às pessoas em situação humanitária, sobretudo no contexto de emergências, pois não é dada às pessoas que são público-alvo dos serviços de SMAPS, muitas vezes, a oportunidade de participar ativamente no desenho dessas intervenções. Destaca-se, por fim, a educação intercultural e seu papel formador de agentes humanitários em emergências diversas, em particular dos que atuam com serviços de saúde mental e apoio psicossocial, para buscar reparar os danos causados no passado e prevenir os danos futuros.

Biografia do Autor

Beatriz de Barros Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Bacharel em Relações Internacionais (PUC-SP, 2011), Mestra em Direitos Humanos (USP, 2017) e Doutoranda em Psicologia (UFES/CNPq, 2018-atual). Área: Psicologia Social e do Desenvolvimento.

Brunela Vieira de Vincenzi, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), Mestra em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutora em Filosofia e Filosofia do Direito pela Johann Wolfgang Goethe Universität - Frankfurt am Main (2007). Atualmente, leciona no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Área: Filosofia do Direito.

Downloads

Publicado

2022-08-23

Como Citar

de Barros Souza, B., & Vieira de Vincenzi, B. (2022). DEMANDAS INTERCULTURAIS DE SAÚDE MENTAL E APOIO PSICOSSOCIAL EM CONTEXTOS HUMANITÁRIOS. Periferia, 14(2), 22–40. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65022