EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NOS SINDICATOS: reflexões sobre os espaços deliberativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.64954

Palavras-chave:

Educação, Interseccionalidade, Material Empírico, Sindicalismo

Resumo

O artigo discute a educação enquanto prática política e emancipatória para o acesso e a ascensão de mulheres negras nos espaços deliberativos de centrais sindicais brasileiras. Empenhou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e sistemática explicativa, organizada no procedimento de revisão bibliográfica, além da análise de material empírico – fruto de pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), mediante pesquisa de campo com mulheres negras e dirigentes sindicais. Parte-se da contextualização do percurso histórico de inserção das mulheres no movimento sindical e suas principais barreiras no alcance de cargos diretivos. A educação aparece como fator central na agenda política e no movimento sindical, fato que se observa com ênfase a partir da abertura democrática para as minorias sociais no período pós-ditatorial. No entanto, a educação acrítica não produz efeitos positivos para os grupos desfavorecidos, dilatando a sua capacidade e só requalificando na presença de uma educação para a diferença, balizada nos marcadores interseccionais. Ao final, conclui-se que o acesso e a ascensão de mulheres negras nos espaços deliberativos são orientados através da visão interseccional e da educação depurada de alienações.

Biografia do Autor

Gilene Pinheiro Da Silva Mendes, UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia

Mestra em Ensino e relações étnico-raciais (PPGER) pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Integrante do Grupo de Pesquisa Desigualdades e Efetividades de Políticas Públicas para Direitos Sociais (Gepedese). Secretária de Combate ao Racismo na Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT / Bahia). Membro fundadora do 8M Porto Seguro Bahia - Agenda Comum do Feminismo na América Latina.

Carolina Bessa Ferreira de Oliveira, UFSB - Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2017). Professora Adjunta na Universidade Federal do Sul da Bahia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Desigualdades e Efetividades de Políticas Públicas para Direitos Sociais (Gepedese).

Downloads

Publicado

2022-08-23

Como Citar

Da Silva Mendes, G. P., & Ferreira de Oliveira, C. B. (2022). EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NOS SINDICATOS: reflexões sobre os espaços deliberativos. Periferia, 14(2), 134–149. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.64954