BNCC COMO DISCURSO DE PADRONIZAÇÃO DE IDENTIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.63721

Palavras-chave:

políticas de currículo, normatividade, identidades.

Resumo

Este texto apresenta leituras e discussões realizadas no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Problematizamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como produtora de padrões identitários. Tal visão prevê uma identidade fixa e apresenta uma única base para atender as demandas em vários contextos educacionais. Para Ernesto Laclau (2011), as identidades são múltiplas e se constituem em resposta à distintas demandas. Lopes (2015), defende uma política de currículo sem fundamentos. Assim, o objetivo deste trabalho centraliza-se em pensar a BNCC como uma política de currículo que se insere num campo de normatização e apresenta um discurso que tende a controlar identidades, sem levar em consideração as produções subjetivas contextuais. Ademais, busca-se problematizar seus fundamentos, salientando outras possibilidades de pensar esse documento. Para tal, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como base a pesquisa bibliográfica, bem como a análise documental. Este texto fundamenta-se na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, que ajuda a problematizar questões normativas e identidades apresentadas como fixas. Nesse sentido, concluímos argumentando que a política de currículo se constitui através do antagonismo. Qualquer tentativa de consenso é sempre contingente, porque busca dominar o campo da discursividade em um terreno marcado pela tradução contínua. Assim, ponderamos que a BNCC tende a negar o caráter instável das identificações, das possibilidades de vir a pensar sujeito nos distintos contextos que produzem a política de currículo.

 

Biografia do Autor

Elielma Aparecida de Souza Brandão, Universidade Federal de Mato Grosso, campus Araguaia (UFMT/CUA).

Acadêmica do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Araguaia (UFMT/CUA) e bolsista PIBIC/CNPq. Integra o Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades (NECSUs) da UFMT/CUA. 

Guibison da Silva Cruz, Discente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Rondonópolis (UFMT/CUR)

Mestrado em andamento no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Rondonópolis (UFMT/CUR). Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso, campus Araguaia (UFMT/CUA). É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e atualmente investiga currículo, cultura, teorias curriculares e políticas educacionais. Integra o Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades (NECSUs) da UFMT/CUA. Atualmente, é docente na Escola Municipal Dona Delice Farias dos Santos, na cidade de Barra do Garças/MT. 

Luana Cristina Galdino Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso, campus Araguaia (UFMT/CUA).

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade Federal De Mato Grosso, campus Araguia (UFMT/CUA). Integra o Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades (NECSUs) da UFMT/CUA. 

Downloads

Publicado

2022-08-23

Como Citar

Brandão, E. A. de S., Cruz, G. da S., & Fernandes, L. C. G. (2022). BNCC COMO DISCURSO DE PADRONIZAÇÃO DE IDENTIDADES. Periferia, 14(2), 223–238. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.63721