BNCC COMO DISCURSO DE PADRONIZAÇÃO DE IDENTIDADES
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.63721Keywords:
políticas de currículo, normatividade, identidades.Abstract
Este texto apresenta leituras e discussões realizadas no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Problematizamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como produtora de padrões identitários. Tal visão prevê uma identidade fixa e apresenta uma única base para atender as demandas em vários contextos educacionais. Para Ernesto Laclau (2011), as identidades são múltiplas e se constituem em resposta à distintas demandas. Lopes (2015), defende uma política de currículo sem fundamentos. Assim, o objetivo deste trabalho centraliza-se em pensar a BNCC como uma política de currículo que se insere num campo de normatização e apresenta um discurso que tende a controlar identidades, sem levar em consideração as produções subjetivas contextuais. Ademais, busca-se problematizar seus fundamentos, salientando outras possibilidades de pensar esse documento. Para tal, utilizamo-nos de uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como base a pesquisa bibliográfica, bem como a análise documental. Este texto fundamenta-se na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, que ajuda a problematizar questões normativas e identidades apresentadas como fixas. Nesse sentido, concluímos argumentando que a política de currículo se constitui através do antagonismo. Qualquer tentativa de consenso é sempre contingente, porque busca dominar o campo da discursividade em um terreno marcado pela tradução contínua. Assim, ponderamos que a BNCC tende a negar o caráter instável das identificações, das possibilidades de vir a pensar sujeito nos distintos contextos que produzem a política de currículo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).