PRODUÇÃO MUSICAL NA PERIFERIA: processos educacionais na potencialização da identidade cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.63494

Palavras-chave:

Educação musical, Produção musical, periferia, abordagem autonarrativa.

Resumo

Esta pesquisa se constitui como estudo autonarrativo que tem por objetivo, investigar de que forma a produção musical tem contribuído para a potencialização cultural de jovens da periferia a partir de lembranças e vivências de um educador musical e produtor musical na cidade de Vigia-PA, considerando o recorte temporal de 2017 a 2021 que marca sua inserção como graduando em música da Universidade do Estado do Pará – UEPA e atuação na produção musical de diversos trabalhos autorais realizados por artistas locais. Para este estudo, que privilegiará lembranças/experiências, optou-se pela abordagem qualitativa com metodologia autonarrativa, que atualmente assumem um maior protagonismo nos espaços acadêmicos fazendo com que haja uma ressignificação da ecologia comunicacional no que diz respeito a investigação científica. Viçosa et al. (2019) e Domenico (2019), em permanente diálogo, nos ajudarão a refletir sobre a autonarrativa e sua aplicação da pesquisa qualitativa. No que diz respeito à Educação Musical, Produção musical e periferia, autores como Souza (2004), Souto (2019), Dreher (2010), Morigi (2004), Macedo (2007), Beltrame (2017 e 2018) e Cotrim (2020) se relacionarão teorizando as conceituações às experiências narradas. Considera-se que a partir desse estudo autonarrativo será possível contribuir com novas ações para a educação e produção musical na periferia, bem como com o fortalecimento da cultura local.

Biografia do Autor

Luis Darlan Gomes Faria Filho, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Especialista e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Dom Alberto - FDA, Pós-graduando em Educação Musical Decolonial pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, e, em Educação Musical e ensino de Artes pela FDA. Graduado em Licenciatura Plena em Música pela UEPA, atua como Professor Arte Educador - Música na rede municipal de Gaspar/SC. Atuou como bolsista do programa de monitoria do curso de Música (UEPA) pelas disciplinas Leitura e escrita musical e Apreciação musical, de 2017 a 2018; e Prática de banda, durante o ano de 2020, desenvolvendo principalmente atividades de extensão. É integrante do grupo de pesquisa Educação Musical, Políticas, Decolonialidades e Resistência – EMPODERA/UEPA e atua também como produtor musical na cidade de Vigia-PA.

Carlos Augusto Pinheiro Souto, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Pós - Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Doutor em Teologia pela Faculdades EST/RS com ênfase em Teologia Prática. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de pesquisa Gestão e Políticas Públicas em Educação. Mestre em Artes Musicais/ Musicologia pela Campbelsville University - EUA. Especialista em Ciências da Religião pela Faculdade Teológica Batista Equatorial. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, FIPE/MG. Graduado em Educação Artística com Habilitação em Música Pela Universidade do Estado do Pará/UEPA. Professor da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Líder do Grupo de Pesquisa EMPODERA: Educação musical, políticas, decolonialidades e resistência), DGP/CNPQ/PROPESP/UEPA e  coordenador da Especialização em Educação Musical Decolonial – UEPA

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Publicado

2022-08-23

Como Citar

Faria Filho, L. D. G., & Souto, C. A. P. (2022). PRODUÇÃO MUSICAL NA PERIFERIA: processos educacionais na potencialização da identidade cultural. Periferia, 14(2), 239–260. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.63494