“BRUNA FECHOU O GOL HOJE”: o futebol como tecnologia sexopolítica na Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.62975

Palavras-chave:

educação física escolar, futebol, gênero, sexopolítica, inclusão.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as percepções de estudantes sobre o futebol como conteúdo da Educação Física escolar. Tomamos como base as noções de Biopolítica de Michel Foucault, Sexopolítica de Paul Preciado e a dialética inclusão/exclusão, como referências teóricas centrais, e operacionalizamos uma pesquisa-ação em uma escola pública do Rio de Janeiro, como parte do projeto de extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva. A partir de propostas pedagógicas reflexivas e inclusivas, que se voltam ao reconhecimento das diferenças nas aulas, emergiu a resistência do futebol ser vivenciado de forma igualitária por meninos e meninas, entretanto reconhecemos que tal questão pode ser tensionada e desestabilizada com ações inclusivas nos espaços de aula.

Biografia do Autor

July Roberta dos Santos Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós Graduanda no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica da Faculdade de Educação e CAP/UFRJ - Ênfase em Educação Física Escolar. Professora de Educação Física da rede privada de ensino. Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (LEPIDEFE) da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestra em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora adjunta 4 da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD-UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (UFRJ). Membro do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Leandro Teofilo de Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação pela UFRJ. Doutor e Pós-doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Amorim, J. R. dos S., Fonseca, M. P. de S. da, & Brito, L. T. de. (2022). “BRUNA FECHOU O GOL HOJE”: o futebol como tecnologia sexopolítica na Educação Física escolar. Periferia, 14(1), 72–93. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.62975

Edição

Seção

Artigos