PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MUSEAL ONLINE FORJADAS NA/COM AS REDES SOCIAIS DIGITAIS DA SEÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DO MUSEU NACIONAL (SAE/MN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.62237

Palavras-chave:

educação museal online, educação museal, cibercultura, pandemia COVID-19, formação de educadores museais

Resumo

O distanciamento físico e social gerada pela pandemia de COVID-19 causou o fechamento da maioria dos museus (94,7%). Estes voltaram sua atenção para as tecnologias digitais em rede (TDR) para manterem contato com seus públicos. A pandemia desvelou a difícil realidade enfrentada pelos profissionais da Educação Museal no Brasil e no resto do mundo, provocando debates locais e internacionais sobre profissionalização, demissões e formação. Diante da importância do campo e de seus profissionais para garantir o cumprimento da função social dos museus e dos desafios emergentes relacionados à formação dos educadores museais frente ao cenário sociotécnico contemporâneo, temos como objetivo narrar e discutir algumas práticas de Educação Museal Online (EMO) forjadas na/com as redes sociais da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE/MN) e seus praticantes seguidores desde 2018. As práticas narradas têm como intencionalidade central fomentar a participação ativa dos praticantes seguidores das/nas redes da SAE. A variedade de usos de diferentes linguagens, mídias e formatos característicos da cibercultura, evidenciou as potencialidades comunicacionais das tecnologias digitais em rede (TDR) como meio para acionar a participação ativa dos praticantes seguidores em ambiências conversacionais interativas que geraram o compartilhamento de emoções, a partilha e a produção coletiva e coautoral de ‘conhecimentossignificações’ em rede. As práticas de EMO aqui narradas e discutidas representam o alinhamento dos ‘fazeressaberes’ da Educação Museal ao contexto sociotécnico e comunicacional contemporâneo, isto é, à cibercultura.

Biografia do Autor

Frieda Maria Marti, Seção de Assistência ao Ensino, Museu Nacional, UFRJ

Educadora Museal e Professora Colaboradora da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE, MN/UFRJ). Doutora em Educação pelo ProPed/UERJ - Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Mestre em Zoologia (Ornitologia) pelo Museu Nacional/UFRJ. Especialista em Further Education Teaching pelo Kirklees College, UK, Adult Education e E-learning and Multimedia pela Huddersfield University, UK e em ESOL English for Speakers of Other Languages pela Cambridge University, UK. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência com Tecnologias Educacionais, Educação Online, Educação de Adultos, Educação Museal, Educação Museal Online, Divulgação e Popularização das Ciências, Ensino de Inglês para Estrangeiros (ESOL, English for Speakers of Other Languages), Formação de Professores e de Educadores Museais e Design instrucional e desenvolvimento de cursos online e materiais didáticos para diversos públicos. Realiza ações de Educação Museal Online e de Popularização das Ciências nas Redes Sociais da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional desde 2017. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GpDOc/UFRRJ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, coordenado pela Profa Dra. Edméa Santos e integrante do grupo de pesquisa Educação Museal: conceitos, história e políticas do(a) Instituto Brasileiro de Museus, coordenado pela Profa Dra. Fernanda Castro. É integrante dos Grupos de Interesses Especiais (Special Interests Groups) Professional Development of Museum Educators, coordenado por Wencke Maderbacher e do grupo Learning and Engaging Digitally, coordenado por Areti Damala e Angela Manders do ICOM/CECA (ICOM International Committee for Education and Cultural Action). Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas relacionadas aos campos da Cibercultura e da Educação Museal com foco na Educação Museal Online e Divulgação/Popularização das Ciências.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Marti, F. M. (2022). PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MUSEAL ONLINE FORJADAS NA/COM AS REDES SOCIAIS DIGITAIS DA SEÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO DO MUSEU NACIONAL (SAE/MN). Periferia, 14(1), 112–140. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.62237

Edição

Seção

Artigos