ALÉM DO BURACO NEGRO: discursos misóginos sobre a mulher cientista no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.61708

Palavras-chave:

Discurso, Mulher cientista, Misoginia.

Resumo

Este texto analisa comentários produzidos na rede social Instagram acerca da notícia em torno da descoberta do buraco negro pela cientista norte-americana Katie Bouman, em abril de 2019. O objetivo consiste em analisar como esses comentários inserem-se no âmbito de uma prática discursiva misógina a qual concebe a mulher como um sujeito indigno a ocupar um lugar no campo científico. O corpus de análise é composto por oito comentários retirados dos perfis @comecorda e @uoloficial no Instagram. Para fundamentar as análises, parte-se principalmente da perspectiva teórica de Michel Foucault acerca do discurso, do enunciado, da prática discursiva, do saber e poder. Do ponto de vista metodológico, tem-se um estudo descritivo-interpetrativo de natureza qualitativa. As análises permitem observar que os comentários acerca da descoberta de Katie Bouman assinalam-se por efeitos de uma misoginia responsável por reduzir o feito científico da pesquisadora ao capricho de uma mulher curiosa, sexualizar o corpo feminino e descredibilizar o trabalho desenvolvido pela cientista.

Biografia do Autor

Kalem Kanyk Fernandes Gomes, Escola Municipal André Pedro da Silva

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente de Língua Portugesa da Escola Municipal André Pedro da Silva, na cidade de Belém do Brejo do Cruz, estado da Paraíba, Brasil.

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da paraíba (UFPB). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Gaduado em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), na cidade de Caraúbas, estado do Rio Grande do Norte, Brasil, e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Fernandes Gomes, K. K., & Vieira da Silva, F. (2022). ALÉM DO BURACO NEGRO: discursos misóginos sobre a mulher cientista no Instagram. Periferia, 14(1), 94–111. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.61708

Edição

Seção

Artigos