2020 – NARRATIVAS INDÍGENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.61087

Palavras-chave:

narrativas indígenas, pandemia, pesquisa com cotidianos

Resumo

Em nossas redes sociais, amigas e amigos indígenas estão narrando seus momentos de medos, inseguranças, incertezas e suas práticas cotidianas de resistências e criações através de postagens ou por meio de audiovisuais que ficam disponíveis em plataformas públicas. O objetivo principal deste artigo é narrar e analisar os impactos da covid-19 nas práticas cotidianas destes indígenas. Este artigo tem como referencial estético, ético, político, epistemológico e metodológico as pesquisas com os cotidianos, tendo como principal referência o autor Michel de Certeau. Como resultado, temos o registro histórico dos impactos da covid-19 nos cotidianos de indígenas a partir de suas narrativas; a compreensão das transformações impostas pela pandemia no cenário atual e os movimentos de resistências e criações cotidianas das/dos indígenas. Concluímos valorizando as aprendizagens com indígenas, afinal, são mais de 500 anos de resistência à inúmeras tentativas de extermínio, apagamentos e produção de invisibilidade.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Peixoto, Universidade do Estado do Amazonas

Professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas. Líder do Grupo de Pequisa Redes Indígenas: povos indígenas e redes educativas. Editor da Revista Vagalumear. Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Bacharel e licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Marsiel Pacífico, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação - PROFEDUC/UEMS. Professor Adjunto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Unidade Universitária de Jardim. Líder dos Grupos de Estudo e Pesquisa: TCEducS - Teoria Crítica, Educação e Sociedade & NeuroPraPe - Neuroeducação e as Práticas Pedagógicas. Doutor em Educação (2013-2017) na linha de pesquisa do PPGE/UFSCAR "Educação, Cultura e Subjetividade", Mestre em Educação (2010-2012) na linha de "Filosofia, História e Sociologia da Educação" pela Universidade Federal de São Carlos onde também graduou-se em Pedagogia (2006-2009). 

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Peixoto, L. F., & Pacífico, M. (2021). 2020 – NARRATIVAS INDÍGENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Periferia, 13(2), 92–110. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.61087