MODERNIZAÇÃO DEPENDENTE E A PANDEMIA DO COVID-19: reflexões sobre ensino presencial e não presencial

Autores

  • Sérgio Rafael Barbosa Silva Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.60837

Palavras-chave:

modernização dependente, ensino remoto, pandemia

Resumo

Entendemos que a pandemia do Covid-19 contribuiu para inaugurar um novo capítulo na organização do sistema educacional brasileiro colocando em pauta a mescla de ensino presencial e não presencial. Desse modo, a partir da implantação do ensino remoto na rede municipal de educação de Niterói, recorremos a contribuição de Florestan Fernandes para pensar que o ensino não presencial pode ser problematizado por meio da ideia de modernização dependente. Nesse sentido, descrevemos aspectos presentes no processo de implantação do ensino remoto na rede municipal de Niterói e relatamos ideias presentes no debate sobre essa conjuntura em uma escola da rede, enfatizando o contexto da alfabetização dos alunos do primeiro ano do ensino fundamental. As iniciativas que foram tomadas para reorganizar o ano escolar de 2020 durante a pandemia, na referida rede de ensino, representam um passo a mais na incorporação das práticas educativas dos professores do país ao ambiente virtual e sociocultural de plataformas educacionais criadas pelos países hegemônicos.

Biografia do Autor

Sérgio Rafael Barbosa Silva, Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói

Recém-doutor (2016), formado pelo Programa de Pós-graduação em Eudcação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Currículo:sujeitos, conhecimento e cultura.  Atuou na Educação Superior entre 2008 e 2012 e, atualmente, trabalha como pedagogo na Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Silva, S. R. B. (2021). MODERNIZAÇÃO DEPENDENTE E A PANDEMIA DO COVID-19: reflexões sobre ensino presencial e não presencial. Periferia, 13(2), 49–69. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.60837