A INTENSIFICAÇÃO DAS PRECARIEDADES E O APEGO A UM PASSADO IMAGINADO. O caso de Moçambique.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.60818

Palavras-chave:

Cultura, Diferença, Moçambique, COVID-19

Resumo

O Sars-Cov-2 contamina indistintamente os seres humanos de diferentes etnias, gênero e classes sociais, no entanto, é incontestável que ele se constituí em uma ameaça maior aqueles que sobrevivem apesar das condições precárias de vida. Contingentes populacionais que se distribuem por diferentes lugares no mundo, mas uma distribuição que é desigual. Nesse texto analisamos os impactos da crise sanitária e humanitária no continente africano onde essas precariedades são mais expressivas. Nesse artigo discutiremos o caso de Moçambique para argumentar que a vulnerabilidade do sistema educativo em um contexto de globalização em que o Estado Moçambicano vive o desafio de atender às demandas postas pelos organismos internacionais e ao mesmo tempo forjar as bases de um Estado Nacional. Isso em meio a relações de dependência que marcam a história do País. Dependência externa, dominação e bloqueio das diferenças que as utopias do movimento nacionalista pós libertação colonial não foram suficientes para superar. O texto é desenvolvido a partir das apropriações das reflexões pós-coloniais para sustentar que o apego a ideia de formação de uma identidade nacional moçambicana tem contribuído para o aprofundamento de práticas que favorecem processos de exclusão comprometendo a construção da democracia como porvir.

Biografia do Autor

Talita Vidal Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bolsista Produtividade 2 CNPq Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ. Procientista UERJ. Doutora em Educação pela UERJ. Professora Associada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ lotada no Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) É professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PROPEd-UERJ). Secretária geral da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) 2021- 2023. Líder do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação (CNPQ). Integra os Grupos de Pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos e Políticas de Currículo e Cultura. Atuação na Educação Básica de 1985 a 2012. Produção acadêmica orientada principalmente para os seguintes temas: Currículo; Políticas curriculares, Currículo e Avaliação da Aprendizagem, Cultura; Conhecimento, Formação Docente.

Hermínio Ernesto Nhantumbo, Escola Superior de Jornalismo de Moçambique. Dutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação - ProPEd na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, bolsista do CNPq através do Programa de Estudante-Convénio de Pós-Graduação - PEC-PG. Possui mestrado em Educação pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2015) e Graduação em Ensino de Filosofia pela mesma universidade. Atualmente é Investigador/Pesquisador Assistente da Escola Superior de Jornalismo. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e Comunicação Social

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Publicado

2021-10-29

Como Citar

Pereira, T. V., & Nhantumbo, H. E. (2021). A INTENSIFICAÇÃO DAS PRECARIEDADES E O APEGO A UM PASSADO IMAGINADO. O caso de Moçambique. Periferia, 13(2), 34–48. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.60818