A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO EM QUATRO ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINAS-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.60259

Palavras-chave:

Escola Sem Partido, Gestão escolar, Pânico moral, Currículos de gênero.

Resumo

Na década de 2010, o discurso “ideologia de gênero” promoveu uma situação mundial de pânico moral, representado no Brasil pelas cruzadas antigênero do Movimento Escola Sem Partido. Nosso objetivo é discutir a materialidade desse currículo de gênero em escolas municipais de Campinas-SP a partir dos resultados encontrados em nossa dissertação de mestrado. A pesquisa parte da abordagem do ciclo de políticas, com especial ênfase para o contexto da prática, aliada a um referencial teórico feminista pós-estruturalista, permitindo articular a categoria gênero com o conceito de atuação sobre uma sexopolítica que age na intenção de reagrupar o dispositivo de sexualidade ao dispositivo pedagógico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito gestoras/es de quatro escolas participantes. Nossos resultados evidenciam que as situações de pânico moral performadas, sobretudo, por mães e evangélicas/os, têm sido pouco efetivas nas escolas pesquisadas em decorrência das técnicas de acolhimento encontradas na atuação da gestão, assegurando a separação entre dispositivo pedagógico e dispositivo de sexualidade. Também reconhecemos que a cultura docente do município em torno de uma educação inclusiva de gênero encoraja a produção desses currículos de gênero. No entanto, as escolas e suas/seus atrizes/atores continuam sujeitos a limitações sobre sua autonomia curricular e são impactados subjetivamente pelas cruzadas antigênero, o que exige persistência e continuidade em suas atuações para resistir à governamentalização de seus currículos.

 

Biografia do Autor

Alan Isaac Mendes Caballero, UNICAMP

Licenciado em Pedagogia e Mestre em Educação, ambos pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente pesquisa temas relacionados à Gestão Escolar, Políticas de Diversidade Sexual na Educação e Currículos e Educação Inclusiva.

Antonio Carlos Dias Junior, UNICAMP

Bacharel, Mestre e Doutor em Sociologia, todos os títulos pelo IFCH/UNICAMP. Professor Doutor II no Departamento de Ciências Socias e Educação da FE/UNICAMP. Possui experiência nas áreas de Pensamento Social, Sociologia da Educação, Sociologia dos Intelectuais, História das Ideais e Sociologia Francesa.

Downloads

Publicado

2021-10-29

Como Citar

Caballero, A. I. M., & Dias Junior, A. C. (2021). A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO EM QUATRO ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPINAS-SP. Periferia, 13(2), 158–184. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.60259