A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO PERIFÉRICA PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.60167

Palavras-chave:

Periferia, Educação especial, Capacitismo, Pessoa com deficiência visual, Tecnologia assistiva.

Resumo

A partir da realidade da marginalização da pessoa com deficiência e, consequentemente, da rotulação da educação inclusiva como periférica, este artigo pretende trazer um breve histórico da pessoa com deficiência até a criação das primeiras instituições especializadas. Apresentam-se também o desenvolvimento da educação até a perspectiva da inclusão, as conquistas através dos documentos oficiais, como convenções, declarações, leis, decretos e portarias, além do capacitismo estrutural na contramão desse crescimento. Por fim, há o relato de uma pessoa com deficiência visual sobre os obstáculos enfrentados para o acesso à educação e às tecnologias assistivas que podem ser utilizadas, tais como piso podotátil, sistema de áudio em paradas de ônibus, Braille, audiotexto, audiodescrição e recursos táteis que podem ser um grande auxílio para a confecção de mapas geográficos, de localização, maquetes e quaisquer outros elementos que contribuam para a construção do conhecimento. Concluiu-se que as barreiras atitudinais, arquitetônicas, metodológicas, programáticas, comunicacionais, entre outras, devem ser derrubadas para se alcançar a equidade.

Biografia do Autor

Felipe Vieira Monteiro, FEBF/UERJ

Felipe Monteiro  é tecnólogo em processamento de dados, bacharel em piano, licenciado em educação artística com habilitação em música e pedagogo.  Especialista em tradução audiovisual acessível:  audiodescrição, especialista em acessibilidade cultural.  Mestrando em educação, cultura e comunicação em periferias urbanas pela  FEBF/UERJ. Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Educação Especial Inclusiva da UERJ. E-mail:  consultorfelipemonteiro@gmail.com

Edicléa Mascarenhas Fernandes, FEBF/UERJ

[1] Professora Associada da UERJ. Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas FEBF/UERJ. Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologia e Inclusão/UFF.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Monteiro, F. V., & Fernandes, E. M. (2022). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO PERIFÉRICA PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Periferia, 14(1), 53–71. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.60167

Edição

Seção

Artigos