IDENTIDADE DA ESCOLA DO CAMPO: CONCEPÇÃO MARXISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55982

Palavras-chave:

Identidade, Escola do Campo, Políticas Educacionais, Currículo, Pedagogia da Alternância.

Resumo

A educação voltada para a classe trabalhadora do campo tem um histórico de exclusão em políticas educacionais no Brasil. Nesse sentido, a identidade da escola do campo é resultado da luta dos movimentos sociais do campo por garantia do direito à educação protagonizada pelos sujeitos do campo. Este paper discute a identidade da escola do campo. Trata-se de uma revisão de literatura que tem objetivo de colaborar para reflexões acerca da valorização da identidade da escola do campo, com base no materialismo histórico dialético. Conclui-se que a valorização da identidade da escola do campo contribui com a luta de resistência dos povos do campo, especialmente num momento político desfavorável aos direitos sociais historicamente conquistados. Além disso, as reflexões suscitadas contribuem para o entendimento do objeto em profundidade, servindo de base para pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Vivianne Costa Sousa, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Possui graduação em Ciências - Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2007), Especialista em Educação Ambiental e Gestão Participativa em Recursos Hídricos (2009). Professora - Secretaria  Municipal de Educação de São Luís. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT/IFMA (2019). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Política e Educação Escolar (2020).

Elen de Fátima Lago Barros Costa, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade CEUMA (1993). Graduada em Artes Práticas pela Universidade Federal do Maranhão/UFMA (1987). Professora do PROFEPT/Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Professora Magistério Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA. Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho e Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo/GEPEC/UFSCAR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR/UNICAMP. Pesquisadora do Grupo História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR - GT Maranhão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Paideia / IFMA. Todos os grupos de pesquisa são devidamente cadastrados e certificados pelo CNPQ. Atualmente desenvolve pesquisas, tendo como objeto de estudo: precarização e intensificação do trabalho docente no Brasil; expansão dos IFET's no Brasil; história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e no Maranhão.

Rayssa Lívia da Silva Reis, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Maranhão (2014), Especialização em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (2016) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA (2019). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Política e Educação Escolar (2020).

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Sousa, V. C., Costa, E. de F. L. B., & Reis, R. L. da S. (2021). IDENTIDADE DA ESCOLA DO CAMPO: CONCEPÇÃO MARXISTA. Periferia, 13(1), 60–83. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55982