IDENTIDADE DA ESCOLA DO CAMPO: CONCEPÇÃO MARXISTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.55982Palavras-chave:
Identidade, Escola do Campo, Políticas Educacionais, Currículo, Pedagogia da Alternância.Resumo
A educação voltada para a classe trabalhadora do campo tem um histórico de exclusão em políticas educacionais no Brasil. Nesse sentido, a identidade da escola do campo é resultado da luta dos movimentos sociais do campo por garantia do direito à educação protagonizada pelos sujeitos do campo. Este paper discute a identidade da escola do campo. Trata-se de uma revisão de literatura que tem objetivo de colaborar para reflexões acerca da valorização da identidade da escola do campo, com base no materialismo histórico dialético. Conclui-se que a valorização da identidade da escola do campo contribui com a luta de resistência dos povos do campo, especialmente num momento político desfavorável aos direitos sociais historicamente conquistados. Além disso, as reflexões suscitadas contribuem para o entendimento do objeto em profundidade, servindo de base para pesquisas futuras.
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